Grupo “Mulheres em Ação” dá assistência a pacientes com câncer na Zâmbia

Ações são realizadas no maior complexo de tratamento da doença no país

Imagem de capa - Grupo “Mulheres em Ação” dá assistência a pacientes com câncer na Zâmbia

O grupo Mulheres em Ação, da Zâmbia (país no sul do continente africano), tem realizado um valioso trabalho social. As ações são junto aos pacientes de câncer no maior complexo de tratamento da doença no país: o Hospital Universitário de Treinamento (UTH, na sigla em inglês). Localizado na capital Lusaka, o lugar abriga mais de 300 pacientes entre crianças, homens e mulheres.

As voluntárias do grupo trabalham comprometidas a dar assistência àqueles que mais precisam de auxílio. Há 3 anos, elas levam apoio social, psicológico, material (por meio de doações de roupas, alimentos, medicamentos e materiais de higiene) e, principalmente, espiritual. Também auxiliam os provedores de famílias com habilidades necessárias para ajudá-los a gerar renda.

Uma mudança na vida dos pacientes

Durante as ações realizadas semanalmente no hospital, bem como as doações, são oferecidas também palavras de fé, apoio e incentivo. Além de maiores esclarecimentos em como lidar com esse momento delicado da vida.

“A maioria dos pacientes chega sem conhecimento sobre a doença e o tratamento. Ajudamos a tirar as dúvidas nesse momento difícil. E, principalmente, levamos conforto por meio da fé e da oração”, conta a voluntária Loveness Banda.

Segundo explica, os voluntários estão com esses pacientes semanalmente. E, em consequência, têm visto o quanto isso faz a diferença na vida deles.

“Não apenas enquanto estão no hospital, mas, mesmo depois de receberem alta, já que continuamos com o acompanhamento. Além do trabalho de apoio aos pacientes adultos, também temos atividades práticas e de recreação com as crianças. O exercício da fé tem as ajudado ainda mais a aliviar a dor e a suportar o difícil processo do tratamento”, reforçou a voluntária.

Grupo de mulheres de fé

Desde sua fundação, em 2009 na África do Sul, idealizado por Márcia Pires, esposa do Bispo Marcelo Pires, o Mulheres em Ação (grupo formado por esposas de pastores) tem realizado vários projetos. Só para exemplificar, alguns deles são a fim de promover a conscientização sobre abusos à mulher e à criança e o sobre o aumento da incidência do câncer na população.

“O trabalho como voluntária do grupo é muito importante e gratificante. Quando visitamos os pacientes e oferecemos o apoio e a atenção que tanto necessitam, vemos o quanto eles se encorajam para continuar lutando, com uma confiança maior. Além de aconselhamento em relação ao tratamento, apoio social, emocional e psicológico, sempre levamos uma palavra de fé e uma oração que liberta e cura”, disse a voluntária Mhlophe Nkambule.

Mutirão de doações

Na Zâmbia, o grupo é coordenado por Adriana Costa, esposa do Bispo Gilson Costa, responsável pelo trabalho evangelístico no país. Recentemente, o Mulheres em Ação recebeu a colaboração do grupo IntelliMen, coordenado pelo Bispo Gilson. Assim sendo, um mutirão arrecadou doações de cestas básicas com suplemento alimentar, material de higiene, entre outros itens. Posteriormente, tudo foi entregue aos pacientes da enfermaria masculina do hospital, onde atualmente estão 60 internados.

Ademais, neste dia, uma oração especial foi feita pelo Bispo Gilson. Na ocasião, foi levada uma mensagem de fé e conscientização aos pacientes. Afinal, eles se encontravam em um momento de dor e dúvidas sobre como vencer seus problemas e suas enfermidades. Igualmente, foi também salientado a necessidade de projetarem pela fé em Deus e em Sua Palavra um futuro de sucesso e vitórias.

“Tanto para mim quanto para minha esposa o papel do Mulheres em Ação tem sido de grande importância. Muitos nem sequer sabiam que poderiam vencer uma grave doença por meio da manifestação da sua própria fé. O trabalho vem sendo reconhecido pela direção geral do hospital. O apoio do grupo tem ajudado os pacientes e seus cuidadores a entender melhor o processo de tratamento e recuperação de ambos e em todos os sentidos. Mostramos a eles o quanto é importante permanecer fiel ao tratamento juntamente com a fé. O que leva a esperança e o incentivo de se empenhar em sua cura. Com isso, temos visto a mudança exterior e interior em suas vidas”, afirmou o Bispo.

Trabalho social e voluntariado

A Universal está presente na Zâmbia desde 1995. Atualmente são 5 templos em todo o país e aproximadamente 1.500 membros. O Mulheres em Ação é um dos 6 grupos registrados no Controle Mundial de Câncer (UICC). Por conseguinte, a Universal aparece no mapa mundial da organização como membro ativo no combate ao câncer.

Interessou-se em ser um voluntário? Encontre aqui o endereço de uma Universal mais próxima de sua casa e saiba mais informações sobre os projetos com o Pastor, Bispo e/ou com o coordenador de grupo da sua região.

Gostou do texto? Então, não deixe de compartilhar esta e também outras matérias com familiares e amigos nas redes sociais.

 

imagem do author
Colaborador

Michele Roza / Fotos: Cedidas