ABADS: formandos de 2018 são condecorados em cerimônia especial

Com diploma em mãos, muitos já conquistaram o mercado de trabalho. Confira

Imagem de capa - ABADS: formandos de 2018 são condecorados em cerimônia especial

Segundo o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizado em 2010, o Brasil possui cerca de 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência intelectual. Porém, apesar desse número, a inclusão deles ainda é um obstáculo. Alguns especialistas apontam que esta realidade é resultado da falta de capacitação do mercado em lidar com essas pessoas. Porém, para outros, há um desinteresse por parte de alguns profissionais.
Espaço no mercado de trabalho
Apesar dos desafios, muitos já conquistaram seu espaço no mercado de trabalho. Outros, porém, caminham para a mesma conquista.
Por isso, no dia 13 de dezembro último, cerca de 18 alunos da Associação Brasileira de Assistência e Desenvolvimento Social (ABADS) – entidade sem fins lucrativos, especializada no atendimento e apoio a crianças e jovens portadores de deficiência intelectual e autismo -, receberam das mãos da presidente da Associação, Rose Amorim, o diploma do 5º ano do ensino fundamental I de 2018.

Além dessa grande vitória, cinco desses formandos já conseguiram se introduzir no mercado de trabalho e em 2019 mais dois ingressarão por meio da metodologia do Emprego Apoiado. Um dos programas oferecidos na ABADS desde 2006 para alunos a partir dos 16 anos, mostrando, com isso, que para a deficiência intelectual não há barreiras.
“Tenho uma alegria muito grande, pois todos os profissionais e voluntários envolvidos de alguma forma estão participando da formação de uma sociedade mais inclusiva. E isso não é apenas um discurso, é um fato, pois recebemos pessoas de todas as classes sociais, necessitando de todo tipo de terapia. Orientamos o indivíduo e toda a sua família. Trabalhamos para empoderar as famílias a levar adiante os seus filhos. Damos a eles condições de estudar, ter vida social e até mesmo o poder de escolha, além de trabalhar e ser um cidadão do bem e ter dignidade. Isso nos traz a sensação de dever cumprido”, comentou Rose.
O que a ABADS oferece aos seus alunos?
Além de muitos considerarem a instituição como um segundo lar, os jovens frequentadores do local também podem usufruir de diversos serviços gratuitos que ajudam no SEU desenvolvimento. Na área da saúde, por exemplo há um Centro de Diagnóstico e Tratamento (CDT), setor responsável pelas ações dirigidas à saúde. Os profissionais que atuam nesta área são qualificados e além de realizarem a avaliação diagnóstica também atuam nas áreas de prevenção e reabilitação.
A ABADS também atua na área da educação, serviço social e inclusão profissional. Na área esportiva, alguns projetos já estão em andamento como: esporte adaptado que visa estimular a prática da atividade física, propiciar melhorias quanto à coordenação motora e contribuir com a inclusão social dos alunos.
Há também a prática de dança adaptada, o Grupo Interdisciplinar Família e Autista. O Projeto visa um trabalho clínico-social para construir recursos facilitadores na funcionalidade da comunicação, na conquista da autonomia e independência nas relações interpessoais.
O projeto Viver Bem está em fase de implementação e que busca, através de Grupos Terapêuticos Interdisciplinares e de Oficinas Terapêuticas, a autonomia e independência, com vistas à inclusão não somente no contexto da escola, mas também na comunidade, no mercado de trabalho e para vida independente.
E por fim, o Grupo de Estimulação à Aprendizagem, que busca promover a inclusão social de crianças com Deficiência Intelectual e/ou Transtorno do Espectro do Autismo, para assim contribuir para o desenvolvimento integral das crianças.
Um dia de confraternização
A conquista de cada aluno também se estende aos funcionários da ABADS que, recentemente, se reuniram na quadra da instituição para confraternizarem. Todos participaram de um café da manhã. Logo após, foram homenageados pela presidente.
Todos também puderam assistir a um vídeo com a retrospectiva do ano, mostrando a participação em eventos, palestras e todo o trabalho realizado ao longo de 2018.
“Parabéns a todos os funcionários da ABADS por mais um ano de trabalho e dedicação! Que venha 2019!”, pontuou Rose, durante o evento.
66 anos da ABADS
A ABADS nasceu no dia 15 de setembro de 1952, com o nome
Sociedade Pestalozzi de São Paulo. A instituição se tornou referência no atendimento tanto às crianças e aos jovens portadores de condições intelectuais especiais como aos familiares. Aos 66 anos, atualmente, mais de 980 pessoas entre 0 e 22 anos de idade são atendidas no local.
Caso queira conhecer tanto esse projeto como os outros realizados pela ABADS, visite a página oficial da instituição no Facebook. Clique aqui.
Pessoas que queiram auxiliar como voluntárias ou patrocinadoras da instituição também podem ligar no telefone (11) 2905-3048 e obter mais informações.
A ABADS está localizada na Avenida Morvan Dias de Figueiredo, 2801, bairro Vila Guilherme, zona norte de São Paulo.
Veja a galeria de imagens:

imagem do author
Colaborador

Sabrina Marques / Fotos: Demetrio Koch e cedidas