UNP Brasil: mostra Olhar no Cárcere reúne obras de detentos

Câmara de vereadores de Santa Maria, no sul do país, sediou exposição. Veja como foi

Imagem de capa - UNP Brasil: mostra Olhar no Cárcere reúne obras de detentos

A terceira edição da exposição Olhar no Cárcere foi lançada no dia 10 de dezembro último, às 14h, no espaço Novos Talentos da Câmara de Vereadores de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. A mostra reúne 22 obras produzidas por detentos.
A iniciativa faz parte do projeto Universal nos Presídios (UNP) com o propósito de despertar o talento e o empreendedorismo nos detentos.
A saber, a cerimônia de lançamento da exposição contou com a presença do presidente da Câmara, Alexandre Vargas; dos delegados Anderson Prochnow e Ediane de Araújo Batista; do administrador do Presídio Regional de Santa Maria, Aldenir Batista, e do Pastor Luís Cláudio Rocha, atual responsável pelo trabalho da Universal na região.
Da mesma forma, servidores do sistema penitenciário, assistentes sociais, advogados, psicólogos e familiares de internos também participaram do evento.
“A gente fica bem emocionado vendo essa exposição com as artes feitas pelos detentos. No momento em que a UNP chegou ao presídio de Santa Maria tudo melhorou. Inegavelmente, desde então, a autoestima do pessoal está elevada. Eu só tenho a agradecer por todo trabalho realizado por vocês”, declarou o administrador do presídio, Aldenir Batista.

Programa Olhar no Cárcere

Essa é a primeira vez que a cidade recebe a mostra. As duas primeiras edições aconteceram em São Luís, no Maranhão. De acordo com o artista plástico e Pastor Venino Aragão – idealizador do programa Olhar no Cárcere – e também responsável pelo UNP em Santa Maria, vários detentos que participaram das edições anteriores, hoje, estão trabalhando com a arte.
Em Santa Maria, os trabalhos foram construídos durante as aulas do Pastor Venino, que acontecem uma vez por semana dentro dos presídios. A formação tem duração de 14 horas e concede aos participantes a redução do tempo da sentença penal.
Portanto, a exposição pode ser conferida até o dia 24 de dezembro, durante o expediente da Casa Legislativa, de segunda a quinta-feira das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30; sexta-feira das 7h30 às 13h30. A entrada é franca.

Mais sobre o trabalho do UNP

Há mais de 30 anos, o grupo UNP realiza um trabalho social e espiritual nos presídios de todo o país e em diversas partes do mundo. Se acaso você deseja fazer parte desse projeto, procure uma Universal mais próxima de sua casa e se informe. Clique aqui e veja o endereço.
Conheça outras ações realizadas semanalmente por todo o Brasil. Curta a página oficial no Facebook e veja as demais atividades do UNP.

imagem do author
Colaborador

Redação / Fotos: Cedidas