Relacionamento Abusivo: o que fazer?

Qual atitude tomar quando se está em uma relação agressiva?

Imagem de capa - Relacionamento Abusivo: o que fazer?

Cem mil. Esse é o número aproximado de vítimas de relacionamento abusivo que se reportaram ao Ligue 180, atendimento estatal que presta auxílio às mulheres vítimas de violência. Os dados se referem ao primeiro semestre de 2018. E ultrapassa as ligações registradas durante todo o ano de 2014, quando 16.845 buscaram ajuda por meio desse canal.

Já o Ministério dos Direitos Humanos (MDH), registra que, além das denúncias citadas acima, o Ligue 180, ou Central de Atendimento à Mulher, também registrou os seguintes números:

Infelizmente, a maioria das vítimas ainda não denunciou seus agressores. Isso faz as autoridades suspeitarem que o número de mulheres violentadas seja até 70% maior. E o pior: grande parte desses crimes são praticados por cônjuges ou namorados.

Dê um basta no relacionamento abusivo

Muitos se enganam ao dizer que o companheiro vai mudar, que as agressões ocorreram apenas aquela vez ou que ela também é culpada. A verdade é que o abusador é um doente que precisa de ajuda. E ele não vai obter esse auxílio se a vítima relevar as agressões, sejam elas psicológicas ou físicas.

O escritor Renato Cardoso, autor do livro “Casamento Blindado 2.0”, explicou recentemente que quando uma pessoa se encontra em um relacionamento abusivo ela deve se afastar da outra pessoa.“Permanecendo no relacionamento você só vai servir como objeto de consumo daquela pessoa”, orientou o escritor.

Assista ao vídeo abaixo e conheça a opinião completa de Renato Cardoso sobre o assunto.

imagem do author
Colaborador

Andre Batista / Imagem: iStock