Que tal fazer algo diferente neste Dia de Finados?


Por Jeane Vidal / Foto: istock

Dia 2 de novembro, tradicionalmente, é celebrado o Dia de Finados. A finalidade da data é homenagear as pessoas que já partiram deste mundo e, para isso, muitos se dirigem aos cemitérios a fim de levar flores ou simplesmente fazer uma oração aos entes-queridos e amigos que faleceram.

Todavia, é importante refletir se de fato essa atitude é benéfica ou se tem servido apenas para avivar lembranças tristes e abrir uma ferida ainda não cicatrizada. É natural sentir saudades e até uma certa tristeza ao se lembrar do ente querido que já se foi, porém, o que não faz bem é ficar alimentando esses sentimentos que trazem depressão e amargura.

Especialistas afirmam que a superação vem com o tempo. Mas, para que o luto não se perdure além do normal, o enlutado deve deixar de procurar respostas que jamais vai encontrar, pois, elas pertencem somente a Deus.

O fato é que todos nós um dia teremos que enfrentar essa dor e a única forma de estarmos preparados para ela é tendo como Consolador o Espírito Santo. Somente Ele pode proporcionar alívio, conforto e força para superar a perda.

Se, nesta data, você costuma ficar deprimido em ir ao cemitério, que tal fazer diferente este ano?  Em vez de oferecer suas orações ao ente querido que já morreu, faça por si mesmo. Entregue essa dor e também o seu familiar a Deus. Peça que todo sofrimento seja arrancado do seu peito. Com certeza, sua oração será ouvida, e ao terminá-la, sentirá uma paz inexplicável.

Em vez de chorar por quem já se foi, agradeça a Deus pela sua vida e pela vida das pessoas que você ama e ainda estão ao seu lado. Valorize-as, demonstre a elas o seu afeto, o seu amor, a sua consideração. No dia que elas se forem, certamente, você terá a certeza de que ofereceu a elas o melhor de si.

E esteja ciente que o mais importante não é o corpo que perece, mas a nossa alma, que é eterna. Cuide dela!

Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em Mim, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê em Mim não morrerá, eternamente. João 11:25-26

ler mais
Notícias relacionadas
Reportar erro

comentários

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Que tal fazer algo diferente neste Dia de Finados?

[recaptcha]

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Fake news

Você sabe de alguma notícia falsa que tem circulado na internet sobre a igreja Universal? Relate aqui o caso que iremos trazer toda a verdade no site Mitos e Verdades

Formulário de Denúncia

[recaptcha]

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Expediente

Editora Executiva:

Cinthia Meibach

Coordenadora de Conteúdo:

Ivonete Soares

Repórteres:

Andre Batista, Daniel Cruz, Débora Picelli, Jeane Vidal, Michele Roza, Rafaella Rizzo, Sabrina Marques, Rafaela Dias



E-mail para Contato: redacao@sp.universal.org.br

Telefone:(11) 2392-3372

Endereço Rua João Boemer, 254 - Brás, São Paulo

Cep: 03018-000

Free WordPress Themes, Free Android Games