Você já abraçou seu filho hoje?

Passeatas no Brasil e exterior alertam para aumento de suicídios entre os jovens

Imagem de capa - Você já abraçou seu filho hoje?

Os jovens entre 15 e 29 anos estão na faixa etária que ocupa a segunda posição entre as maiores taxas de suicídio em todo o mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). A campanha conhecida como “Setembro Amarelo” levou voluntários do grupo “Um amigo” às ruas do Brasil e em mais seis países, para conscientizar a população sobre os riscos de suicídio nessa idade.

Em 2015, filhos de pastores da Igreja Universal do Reino de Deus criaram o grupo “Um Amigo”. O projeto é uma extensão do programa social “Filhos Universal”, e tem como principal objetivo alcançar quem precisa de um amigo para desabafar, sem expor sua identidade.

Estudos apontam que a principal justificativa dos jovens que tentam o suicídio, é a solidão decorrente da ausência ou do distanciamento dos pais. Os jovens relatam ter o sentimento de isolamento, de uma angústia profunda por se sentirem sozinhos e de que ninguém vai compreendê-los. Uma das faixas mais usadas pelo grupo na passeata foi “você abraçou o seu filho hoje? ”.

“É sempre bom os pais ficarem atentos aos sinais de isolamento, como a baixa autoestima, tristeza, perda de apetite, desânimo e apatia. A solidão é um sentimento que, caso se torne contínuo na vida da pessoa, pode virar uma doença como a depressão”, explica a psicóloga Theresa Rachel Alvim.

“Um Amigo” promoveu passeatas em todos os estados do Brasil e em outros países, como México, Moçambique, Paraguai, Chile, El Salvador, Uruguai e Japão. O país asiático é um dos que mais sofre com esse problema, com quase 30 mil mortes por ano.

Drama silencioso

Segundo a OMS, a cada 40 segundos, uma pessoa se suicida no mundo. No Brasil, houve um aumento de 12% entre os jovens.  As situações que levam a esse fim, podem surgir de quadros de depressão, do consumo de drogas, bullying e problemas familiares.

A voluntária do grupo “Um Amigo” Débora Silva explica que conversar é fundamental para fazer o jovem perceber a visão errada que tem sobre si. “Muitas pessoas que têm o ímpeto de se suicidar, na verdade, não querem mais sofrer”, explica.

O grupo “Um Amigo” conta com mais de 200 voluntários. Além de promover as passeatas de conscientização e prevenção ao suicídio neste mês, atende diariamente pelo site oficial: www.umamigo.com . Em 3 anos de existência, o grupo já ajudou mais de 11 mil pessoas.

imagem do author
Colaborador

UNIcom