Jovens do Japão aprendem a dizer "não" ao suicídio

Atividades do Saiba Dizer Não marcam o maior evento da Força Jovem Universal do país

Imagem de capa - Jovens do Japão aprendem a dizer "não" ao suicídio

Basta digitar na internet a frase “problemas entre os jovens no Japão” para que as buscas exibam a taxa altíssima de suicídio na Terra do Sol Nascente. Esse pequeno país insular trava um grande embate e não é recente. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2015, houve no país 9,2 suicídios para cada 100 mil habitantes – mais do que o triplo do número de suicídios no Brasil. É por esse e outros problemas que a Força Jovem Universal (FJU) institui alguns projetos voltados aos jovens.

Pensando nisso, no dia 18 de agosto, a cidade de Hamamatsu, localizada na província de Shizuoka, recebeu o evento Saiba Dizer Não (SDN), promovido pela FJU. O intuito da ação foi conscientizar os jovens sobre a importância de dizerem “não” ao suicídio e a outros problemas, como drogas, violência, bullying, preconceito e automutilação.
O encontro reuniu cerca de 800 jovens entre japoneses, brasileiros, filipinos, indonésios e peruanos, no centro de lazer e esportes Hamakita Green Arena. Além de jogos de basquete e vôlei, o encontro contou com apresentações japonesas de dança e músicas ao vivo e também reforçou a importância de os jovens estreitarem seu relacionamento com Deus.
Outra edição do SDN aconteceu em 2016, mas a deste ano foi considerada “o maior evento realizado pelo Força Jovem Japão”, segundo o Pastor João Alberto, responsável pela FJU local. Ele cita que o governo do país ajudou a divulgar o movimento porque “a credibilidade do trabalho foi muito positiva”.
Ajuda

Kenta Kuroyanagi, antes de conhecer o trabalho da FJU

Aos 19 anos, Kenta Kuroyanagi (foto abaixo) era considerado um “furiô” por sua família, ou seja, um jovem que trazia apenas vergonha. Ele era rebelde, tinha depressão, fazia furtos e era malandro. Essa realidade mudou quando ele recebeu um convite para participar de um jogo de futebol da FJU. Na ocasião, ele ganhou uma Bíblia de presente.
Quando esteve preso por causa de uma infração que cometeu, Kenta leu a Palavra de Deus na prisão e passou a se interessar em conhecer mais sobre Ele. Depois de ser solto, ele se batizou nas águas e se entregou a Deus totalmente. Hoje, ele frequenta as reuniões da Universal.
Kenta Kuroyanagi, depois de conhecer a Força Jovem Universal

Como ele, milhares de pessoas são ajudadas em 22 cidades do país. O trabalho evangelístico começou em fevereiro de 1995, tempos depois de um telefonema de um obreiro brasileiro que notou a ausência da Igreja por lá. Hoje, a sede da Universal do Japão está em Shizuoka, na cidade de Hamamatsu. Com até cinco reuniões diárias, os encontros contam com traduções em japonês, inglês e espanhol.
Para o Pastor Fábio Ribeiro, responsável pelo trabalho evangelístico no país, a Universal tem levado a Palavra de Deus a diversos grupos de pessoas. “Nossa maior alegria é levar a Salvação a todos os povos. É como diz a Palavra no livro de João em 6.37: ‘todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora.’”, conclui.
*Colaboraram: Maiara Máximo e FJU Japão

imagem do author
Colaborador

Flavia Francellino* / Fotos: Cedidas