Projeto desperta o interesse de presos para a leitura, em Igarassu

Atividade do grupo UNP foi criada pela necessidade de levar aos reclusos mensagens que edificam

Imagem de capa - Projeto desperta o interesse de presos para a leitura, em Igarassu

Levar entendimento aos detentos de uma unidade prisional por meio da Palavra e de ações que estimulem a fé inteligente é o objetivo do grupo Universal nos Presídios (UNP), em Pernambuco.
No dia 14 de agosto último, o Presídio de Igarassu, cidade a 27 quilômetros da capital Recife, onde estão reclusos 3.500 presos, recebeu a visita de voluntários do grupo que atuam há cerca de 2 anos nas cadeias da região. Na ocasião, foram doados 30 exemplares do livro “Nada a Perder”, a biografia do Bispo Edir Macedo.
A leitura que inspira e transforma
O “Projeto Leitura” foi criado pela necessidade de levar aos reclusos mensagens que edificam. Os voluntários, durante o encontro, leem um trecho do livro e explicam resumidamente a história, o que desperta o interesse deles. O livro ajuda a desenvolver a leitura para o crescimento pessoal e social de cada um.

O Pastor Daniel Gaspar, responsável pelo trabalho do UNP em Pernambuco, contou que os presos foram inspirados pelo livro e pelo testemunho de fé e entenderam que não existe caso perdido para Deus, mas que existe sim a decisão certa para a transformação de vida.
“Por meio da leitura que aviva a fé, podemos ajudar essas pessoas a terem uma nova visão para o futuro. Com a apresentação do livro, mostramos a eles a perseverança do Bispo Macedo e os motivamos a não desistir dos sonhos, pois, com fé podemos mudar a história de nossa vida”, afirmou o Pastor.
A leitura que edifica e aviva a fé

Foi a primeira vez que o projeto foi realizado neste presídio. Mas, as ações do grupo no local são frequentes. Voluntários mensalmente levam kits de produtos de higiene pessoal, roupas, lençóis e também material para leitura como a revista Plenitude e o jornal Folha Universal.
O coordenador Carlos Gomes, responsável pelo trabalho do UNP na região do Beira Mar 2, no centro da cidade, relatou que a atividade do projeto despertou muito o interesse dos detentos pela leitura.
“Orientamos os presos sobre a necessidade de ocuparem seus pensamentos com palavras que edificam e que ajudam a motivar o dia a dia. Eles compreenderam o espírito da Palavra, todos ficaram sedentos em receber o livro e conhecer mais sobre a trajetória do Bispo Macedo”, comentou.
Ao final do encontro, todos fizeram uma oração juntos refletindo sobre a Palavra que está em Mateus 17. 20: “E Jesus lhes disse: Por causa de vossa incredulidade; porque em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e há de passar; e nada vos será impossível”.
UNP
Milhares de voluntários do grupo Universal nos Presídios (UNP) pelo País prestam auxílio aos encarcerados e estende essa ajuda também às famílias dos detentos. Quer saber mais a respeito do trabalho do grupo? Clique aqui e acesse a página oficial do UNP na rede social.
 

imagem do author
Colaborador

Michele Roza / Fotos: Cedidas