Detentas participam de curso de serigrafia no Pará

Promovido pelo grupo UNP, cerca de 24 mulheres receberão o certificado de conclusão. Saiba mais

Imagem de capa - Detentas participam de curso de serigrafia no Pará

No dia 24 de julho último, integrantes do grupo Universal nos Presídios (UNP) do estado do Pará deram início ao curso de serigrafia no Centro de Recuperação Feminino (CRF), localizado no bairro de Ananindeua, região metropolitana de Belém, capital.
Cerca de 24 detentas estão participando das aulas, que terão uma carga horária de 16 horas, e serão ministradas todas as terças-feiras, das 14h às 16h. Ao término do curso, as presas receberão um certificado de conclusão.
O Pastor Eleonardo Luiz dos Santos, atual responsável pelo trabalho do UNP no estado, comentou sobre a importância das reeducandas aprenderem um novo ofício. “Ao saberem do curso, as detentas ficaram muito felizes e já estão pensando onde poderão aplicar essa técnica, quais desenhos poderiam aplicar na tela e também como poderão ter uma renda quando saírem dali”, comentou.
Ainda segundo o Pastor, o grupo procura oferecer cursos que possibilitem as presas trabalharem, por exemplo, em uma empresa ou no mercado informal ao receberem a liberdade.
“Sabemos da dificuldade que encontram em arrumar um emprego. Por isso, com esse curso de serigrafia, elas poderão abrir o seu próprio negócio, trabalhar em sua residência e estampar diversas coisas como camisetas, sacolinhas de aniversário, toalhas, entre outras. Desta forma, terão uma renda e poderão se autossustentar e voltar a integrar a sociedade”, disse, acrescentando ainda que durante as 2 horas que o grupo fica com as reclusas, aproveitam sempre para levar palavras de fé e incentivo, o que tem feito a diferença na vida delas.

Mais cursos
Além da serigrafia, as detentas do local também já participaram do curso de designer de sobrancelha, que formou 17 mulheres na área da beleza. Já na Casa Penal, conhecida como CTM2 (Centro de Triagem Metropolitano), o grupo UNP firmou uma parceria com o Senai e mais de 40 internos estão fazendo o curso de pedreiro de edificações.
Se você deseja saber mais sobre o trabalho que o UNP tem realizado no Brasil e no mundo, acesse e curta a página oficial do grupo no Facebook.

imagem do author
Colaborador

Sabrina Marques / Fotos: Cedidas