Como você reage diante de um problema?

Cristiane Cardoso destaca 3 tipos de reações que as pessoas costumam ter, mas apenas uma delas é eficaz. Saiba qual

Imagem de capa - Como você reage diante de um problema?

E se ao chegar ao trabalho hoje você fosse surpreendido com uma demissão? Ou se descobrisse que está com uma doença grave ao realizar um exame de rotina? E se seu cônjuge chegasse em casa hoje com um pedido de divórcio? Enfim, qual é a sua reação diante de uma má notícia?

De acordo com a apresentadora Cristiane Cardoso, existem 3 tipos de reações, porém, apenas uma delas produz o efeito que esperamos: a transformação (solução) do problema.

Primeira reação – Desespero

Diante de um problema financeiro, familiar, amoroso, de saúde, enfim, seja qual for a adversidade, a reação mais comum nas pessoas é se desesperar. Elas choram, ficam abatidas, angustiadas e buscam consolo dos amigos, dos parentes e se expõem nas redes sociais, como se estivessem pedindo socorro ou mendigando comiseração. Ou seja, “elas reagem com emoção”, afirma Cristiane. “Claro, é normal você ficar triste ao receber uma notícia ruim, mas o problema é quando você se deixa abalar por ela. Quando começa a se lamentar, reclamar, entrar em depressão, acabam desenvolvendo outros problemas por causa do desespero”.

Segunda reação – Entregar na mão de Deus

Cristiane explica que essa reação é muito comum entre os cristãos, especialmente com as mulheres. Elas acreditam que quando agem assim estão agradando a Deus, pois julgam que com isso estão mostrando confiança no Altíssimo. Porém, erram, porque sob o pretexto de que entregaram aquela situação nas mãos de Deus, simplesmente cruzam os braços e não fazem nada a respeito.

“Foi o que o povo de Israel fez durante todos os anos de escravidão no Egito. Em vez de clamarem a Deus, aceitaram aquela imposição de faraó e se justificaram dizendo que confiavam que Deus iria libertá-los”, mas isso só aconteceu quando eles reagiram de acordo com a terceira reação.

Deus espera sim que confiemos nEle, mas isso inclui fazer a nossa parte, conforme veremos a seguir.

Terceira reação – Agir a fé

Essa é a reação que Deus espera que tenhamos, pois é somente por meio da fé que alcançamos o favor de Deus. “Ao receber uma má notícia você pode até ficar triste, mas reage por meio da fé, não se deixando abater pelo problema, em vez disso, busca a direção de Deus para combatê-lo”. Essa é a reação que traz resultado, como aconteceu com o povo de Israel.

Somente quando eles agiram a fé e clamaram pelo livramento é que Deus enviou Moisés para libertá-los do Egito.

Durante 400 anos, eles ficaram esperando a promessa de Deus se cumprir de braços cruzados, acreditando que pelo fato de haver uma promessa ela se cumpriria por si só. Só que não. É necessário fazermos a nossa parte, usarmos a fé, do contrário morreremos no deserto como aconteceu com aquela geração que saiu do Egito. Somente Josué e Calebe entraram.

A verdadeira confiança em Deus

“A vida sempre nos colocará frente a frente com os problemas”, ressalta Cristiane. “Todos nós, independentemente do tempo de igreja, de ter ou não o Espírito Santo, iremos nos deparar com situações na qual a nossa fé será testada. Se você quer viver pela fé não pode agir como a maioria das pessoas age: por impulso, baseada nos sentimentos”, aconselha.

É preciso muito cuidado porque todo dia o diabo tenta sutilmente nos fazer achar que o problema é normal.

A única maneira de vencer e superar qualquer adversidade é agir a fé e ir à luta. Isso é confiar em Deus.

imagem do author
Colaborador

Por Jeane Vidal / Fotos: Thinkstock