Centro de treinamento de artes marciais é inaugurado em Tocantins
Força Jovem Universal oferece aulas gratuitas de jiu-jitsu no local
No dia 27/2, o programa social Força Jovem Universal (FJU) inaugurou o Centro de Treinamento de artes marciais em Palmas, capital de Tocantins. No espaço, jovens sem perspectiva de vida têm a oportunidade de praticar, gratuitamente, o jiu-jitsu.
Uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV) aponta que 24,5% dos jovens tocantinenses não estudam nem trabalham.
Este era o caso de Karivaldo Pereira Moura Silva, de 25 anos, que começou a praticar a modalidade há 3 anos através da FJU, e já conseguiu mudanças significativas em sua vida.
“Antes de praticar o jiu-jitsu, eu vinha com uma bagagem de uma vida destruída, tinha vícios em bebida e cigarro e dava muito trabalho para minha família. Muitas vezes chegava até a questionar o porquê da minha existência, e pensava constantemente em suicídio. Participei do primeiro treino e já quis me dedicar ao esporte, que me mostrou um outro caminho que eu não conseguia ver”, relata.
Criada em 1977, a FJU é mantida pela Igreja Universal do Reino de Deus. Antes do novo espaço em Palmas, os treinamentos aconteciam no estacionamento e na área verde das dependências da sede estadual da Universal.
Aprendizado pelo esporte
As aulas são destinadas a jovens entre 15 e 25 anos, e acontecem às segundas e terças-feiras, e aos sábados e domingos. No momento, apenas a modalidade jiu-jitsu está sendo oferecida.
O professor de jiu-jitsu Thiago Santos Moraes, 41 anos, é o atual responsável pelo projeto de artes marciais na localidade e afirma que a modalidade é um bom investimento para a vida.
“Eu recebo alunos dos quais os pais reclamam por eles serem agressivos, e eles mudam totalmente, porque antes de todos os ensinamentos vem a disciplina. Chegaram pessoas com problemas de autismo, de locomoção, de coordenação motora, e obtiveram uma melhora bem significativa. Eu mesmo tinha um problema de labirintite, e fui melhorando cada vez mais ao começar a praticar o esporte’, explica.
Já o responsável pela FJU em Tocantins, José Carlos da Silva Filho, afirma que “o refúgio que muitos jovens procuram em más influências, os alunos encontram aqui na FJU, através do projeto Esportes, e, assim, deixam seus anseios, medos e inseguranças no tatame. Além disso, modalidades como futebol, vôlei e futevôlei também são praticadas no estado”.
Ainda há vagas disponíveis para a prática da modalidade. Os interessados podem buscar mais informações na central da FJU – localizada na catedral da Universal de Palmas – e preencher uma ficha de cadastro. Menores de idade devem estar acompanhados de um responsável.
Mais de 2 milhões de beneficiados
A Força Jovem Universal está presente em países das Américas, da Europa, da África, da Oceania e da Ásia.
O programa coordena eventos de caráter social para alertar a população sobre o consumo de drogas, bullying, automutilação, depressão e outros temas relacionados à juventude. E realiza também cursos, torneios esportivos, shows de música gospel e competições de música e dança. Em 2021, 2.034.428 jovens brasileiros foram beneficiados através do grupo.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo