Socioeducativo Férias: iniciativa promoveu diversas atividades no mês de julho

Mais de 3 mil jovens foram beneficiados pelas ações realizadas

Durante o mês de julho, mais de 2 mil voluntários do programa social Universal Socioeducativo Brasil (USE) se reuniram para promover uma programação especial: o Socioeducativo Férias, realizada dentro de unidades socioeducativas em todo o território nacional.

A maioria dos Estados do País aderiu à programação desenvolvida pelo programa. Com isso, mais de 3 mil jovens que estão com a liberdade temporariamente interrompida foram beneficiados.

Durante a programação preparada especialmente para este mês foram exibidos filmes, organizadas partidas de futebol e de videogame, além de terem sido promovidas palestras de autoajuda e cursos profissionalizantes.

O coordenador nacional do USE, Pastor Ulisses Gomes, explica como foi a iniciativa: “o grupo Universal Socioeducativo já realiza trabalhos semanalmente dentro de unidades do sistema socioeducativo em todos os Estados do Brasil, mas no mês de julho ocorrem as férias escolares dos reeducandos e, com isso, há aumento de tempo ocioso no seu dia a dia. Criamos a programação especial para suprir essa necessidade. Levamos, em horários alternativos, atividades com o intuito de colaborar com o processo de reinserção desses jovens na sociedade, mas, acima de tudo, levar a Palavra de Deus, pois essa é a base para quem deseja ter um recomeço”.

A voluntária Thayse Corrêa relata sua experiência: “creio que ações como essa ajudam no processo de ressocialização desses jovens, pois, no momento que poderiam dar ouvidos aos maus pensamentos, eles estão praticando ações que podem contribuir com a sua recuperação.

Os internos gostam muito e vemos o prazer deles de realizar essas atividades”.

Já o agente socioeducativo Alexsandro de Oliveira cita alguns benefícios da ação: “as atividades de férias da Universal com os reeducandos têm sido de grande importância, pois nas férias eles ficam mais tempo sem atividades e, com isso, ficam mais agitados do que em dias normais. Contudo, com as atividades e as palavras transmitidas, eles passam o dia com a mente ocupada”.

 

imagem do author
Colaborador

Débora Picelli / Fotos: Cedidas pelo USE