‘Food Bank’ ajuda na alimentação de australianos desempregados

Semanalmente, duas toneladas de alimentos são distribuídas a famílias carentes

Todos os sábados, a partir das 9h, o programa Unisocial realiza a ação “Food Bank” (banco de comida, em inglês) em Liverpool – subúrbio de Sydney, no sudeste da Austrália. A iniciativa tem por objetivo fornecer alimento à população local, que enfrenta dificuldades financeiras. Na ocasião, duas toneladas de donativos são distribuídas, e cerca de 100 famílias são beneficiadas.

O “Food Bank” teve início em novembro do ano passado, no término do lockdown. Na época, devido ao severo isolamento decretado no país, muitas pessoas perderam o emprego e passaram a viver de auxílios do governo.

Os gastos das famílias australianas aumentaram 4,3% no ano, segundo dados divulgados pelo Australian Bureau of Statistics (ABS) em março de 2022.

No “Food Bank”, uma variedade de produtos fica disponível em mesas, e os visitantes podem visualizar e escolher seus próprios itens de acordo com suas necessidades.

“Com um alto índice de habitantes que não falam inglês, em um país de língua inglesa, muitos têm dificuldade em se manter em um emprego permanente. O ‘Food Bank’ ajuda essas pessoas que são afetadas pelo desemprego, que não têm um lar, ou que sofrem com problemas de saúde e não podem cuidar de si e de suas famílias de forma adequada”, explica a responsável pela ação, Jodie Anne Champion.

A iniciativa só é possível através da parceria com empresas e outras instituições, que doam alimentos não perecíveis, além de pães, frutas e legumes, enquanto os voluntários do Unisocial contribuem com a doação de marmita e lanches. Ocasionalmente, são distribuídos também produtos de higiene pessoal.

Seguindo todos os protocolos sanitários, os voluntários armazenam e organizam os donativos e preparam o espaço para a distribuição. Fora do horário da ação, cestas básicas são doadas no local.

Para o voluntário Parvesh Goundar, de 27 anos, o “Food Bank” possibilita à população carente o acesso a uma variedade de alimentos, e isso ajuda a aliviar preocupações, como a de conseguirem ter ou não comida na mesa. “Poder colaborar nesta ação me permite retribuir e servir à comunidade”.

Muito além do alimento físico 

Os voluntários do Unisocial também oferecem uma palavra de fé e motivação aos visitantes, que, muitas vezes, chegam com uma necessidade maior até do que o alimento perecível.

O programa social é mantido pela Igreja Universal do Reino de Deus e desenvolve ações com voluntários de todos os grupos da Instituição. Através das ações, voluntários prestam serviços gratuitos e distribuem donativos à população marginalizada em todo Brasil e em 69 países. No ano passado, 526.098 pessoas foram beneficiadas.

imagem do author
Colaborador

UNIcom