O tipo de fé mais fraca que existe (e a mais forte)

Imagem de capa - O tipo de fé mais fraca que existe (e a mais forte)

A fé é algo que nasce com o ser humano, pois, sem fé, a Humanidade não poderia funcionar. Essa é a fé natural, que até o ateu precisa para viver. Ele precisa acreditar que o carro dele não vai quebrar no meio do caminho, que o piloto do avião vai atuar de forma segura e no médico que receita um remédio a ele. Essa fé ocorre por sabermos, vermos, conhecermos ou termos vivido experiências anteriores. Por exemplo: você tem sede e sabe, por suas experiências passadas, que ao beber água sua sede será saciada.

Agora, há outro tipo de fé, que é a que vem de uma confiança na pessoa em quem se crê. Confiança no caráter, na autoridade, no poder e na capacidade dela. Esse tipo de fé é totalmente diferente e não se baseia em conhecimentos, mas, pelo contrário, é baseada no conhecimento apenas da outra pessoa que você simplesmente presume que nada tem. Essa é a fé que agrada a Deus e que ocorre quando você deposita sua confiança totalmente nEle. Não O vemos, não O tocamos, não ouvimos a Sua voz, que não é audível a nós, e não O sentimos, mas a Palavra que Ele deixou, a promessa que Ele fez, é suficiente. Confiamos tanto no Seu caráter e na Sua Pessoa que basta o que Ele nos disse. Em Provérbios 3.5 está escrito: “confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento”, ou seja, o estribo é aquele lugar atrelado à cela do cavalo para apoiar os pés. E isso é exatamente a fé que agrada a Deus. Não é a que se apoia no seu conhecimento, a que pensa ou a que tem experiências pessoais, mas a que se apoia no caráter de Deus.

O médico, por exemplo, diz: “sua doença é incurável e você vai morrer”. Porém, quando você confia na Palavra de Deus, que diz “Eu Sou o Senhor que te sara”, você não se assusta com o diagnóstico. Essa é a fé no invisível e que não se apoia em nada deste mundo, a não ser na Palavra de Deus. Você tem crido em Deus por que recebeu uma bênção? Só acredita nEle quando vê ou sua fé continua acreditando também quando não vê, não sente e não tem nenhuma prova? Avalie o tipo de fé que você tem tido, pois a Palavra de Deus mostra que o resultado da fé vem de confiar sem ver, sem sentir e sem saber. Pelo contrário: tudo ao seu redor está mostrando que as coisas estão piorando, mas no seu íntimo você confia no caráter de Deus. Essa tem que ser a nossa confiança, a nossa fonte de fé.

Escolha crer dessa forma, porque essa é a fé que agrada a Deus e que traz resultados à sua vida.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso / Foto: wildpixel/getty images