Na Itália, penitenciária recebe doação de ventiladores
País está entre os que têm sofrido com onda de calor na Europa
A Itália está entre os países da Europa que têm sofrido com o impacto da onda de calor intensa e, no dia 5/7, declarou estado de emergência no norte do país, devido à forte seca. Recentemente, voluntários da Universal nos Presídios (UNP) realizaram a doação de 150 ventiladores para amenizar as altas temperaturas no presídio Poggioreale, da cidade de Nápoles – localizada no sul da nação.
“A nossa unidade prisional é uma das mais lotadas da Itália. E, nesses meses de junho, julho e agosto, o calor aqui no país é quase insuportável. Os ventiladores vão ajudar muito a melhorar a qualidade da circulação do ar e a saúde dos nossos internos”, explica Pietro Ioia, o responsável pelo presídio.
“Nós, do presídio de Poggioreale – e falo também em nome dos familiares dos detentos –, só temos a agradecer pela contribuição e empenho que a UNP tem tido para conosco. Acredito que essa união da penitenciária e do programa social ajudará muitas pessoas a terem uma vida carcerária digna”, finaliza.
Nuno Felipe Carvalho, responsável pela UNP na Itália, relata que “é um grande prazer ajudar o próximo. Através desta ação, conseguimos ajudar mais de mil detentos”. A doação também aliviou os familiares dos presos, que estavam preocupados com o calor nas celas.
A fim de arrecadar ventiladores para doação na prisão, a UNP entrou em contato com a Jethro International Diplomacia Civil e Humanitária – que já formou voluntários do programa social em capelães – e expôs a necessidade do presídio. Por sua vez, a Jethro se prontificou a ajudar no trabalho social.
“Objetivamos sempre colaborar com entidades sérias e comprometidas. A Jethro em muito foi honrada em poder colaborar com a ação da UNP no presídio em Nápoles”, afirma Renato Freire, presidente da organização.
Há mais de 30 anos, a Universal nos Presídios trabalha em favor da ressocialização dos detentos, no apoio a familiares de presos e a funcionários de penitenciárias. Mantido pela Igreja Universal do Reino de Deus, o programa social atendeu 712.917 pessoas em 2021.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo