Preso envia pedido de ajuda à UNP do México: ‘Não tenho nada; não tenho ninguém’

Cerca de 3,1 mil internos foram auxiliados pela iniciativa de ressocialização no país em setembro e outubro

Imagem de capa - Preso envia pedido de ajuda à UNP do México: ‘Não tenho nada; não tenho ninguém’

Entre os meses de setembro e outubro deste ano, o programa social Universal nos Presídios (UNP) visitou unidades prisionais de 10 cidades do México, a fim de prestar assistência à população carcerária do país por meio de doações e apoio emocional. Cerca de 3,1 mil encarcerados foram alcançados pelas ações.

“Estou cumprindo pena na penitenciária de Tabasco. Um voluntário da UNP me passou o telefone para eu pedir ajuda. Não tenho ninguém, nem roupa ou calçado. Não tenho chinelos. Não tenho nada. Minhas roupas estão rasgadas. Não temos nada de uso pessoal. Não tenho escova de dentes. Não tenho papel higiênico, nem creme dental… Por favor, me ajudem!”, relatou o detento P.H.P, em uma mensagem enviada ao responsável do programa social no país, Marcos Antônio Ríos Silva.

Segundo Marcos, a condição dos detentos é muito precária e, para chegar a essa unidade, foram necessárias mais de 10 horas de viagem de carro. Desde então, semanalmente, os voluntários visitam o estabelecimento para levar apoio aos internos.  

O programa social atua em 54 presídios masculinos e femininos do país, e Marcos diz que tem notado a vulnerabilidade em que os presos se encontram, seja pela falta de itens básicos ou pela ausência de afeto e apoio emocional. “Na medida do possível, a UNP tem buscado suprir as necessidades dessas pessoas com a doação de roupas, alimentos e kits de higiene; tudo com o intuito de fazê-los se sentirem importantes”.

Ele relata que, em visita recente ao presídio de Morélia, as detentas fizeram uma apresentação teatral e de dança para os voluntários do programa social como homenagem e agradecimento pelas atividades desempenhadas dentro da unidade.

Nesses dois meses, a UNP realizou o trabalho social em unidades prisionais das cidades de Actopan, Campeche, Ciudad Juárez, Chihuahua, Huimanguillo, Mixquiahuala, Monterrey, Morelia, Nuevo Laredo e Pachuca.

As ações promovidas contaram com a doação de kits de higiene pessoal, além de refeições e exemplares do livro “Segredos e mistérios da alma”, de autoria do Bispo Edir Macedo.

“Dou graças a Deus por vocês estarem conosco, pela atenção que nos tem dado, pela palavra que compartilham com a gente e, sobretudo, por toda ajuda que seguem oferecendo a nós. Graças a vocês, consegui abandonar as drogas”, comemora P.F, detento atendido no presídio de Mixquihauala.

Dados da World Prison Brief (WPB) apontam que o país mexicano tem uma população carcerária de 229.621 pessoas.

A Universal nos Presídios foi criada pela Igreja Universal do Reino de Deus para amparar presidiários e familiares, além de agentes penitenciários. Em 2021, por meio das ações sociais desenvolvidas, 411.936 pessoas foram beneficiadas no Exterior.

imagem do author
Colaborador

UNIcom