Você conhece a Palavra?

Entenda a importância de clamarmos a Deus, buscando o conhecimento que vem do Alto

Imagem de capa - Você conhece a Palavra?

A Palavra de Deus é uma carta dEle para nós. Entretanto, há pessoas que não entendem a Bíblia e há aquelas que a entendem, mas não a praticam. É por isso que, no dia 16 de novembro último, o Bispo Renato Cardoso, durante encontro de fé no Templo de Salomão, falou sobre a importância de buscarmos e conhecermos a Palavra de Deus.

O que observar para aprender:

Para tratar sobre este tema, inicialmente o Bispo Renato explicou a passagem Bíblica em Provérbios 2: 3-5.

  • Ao ler o versículo 3 (“Se clamares por conhecimento, e por inteligência alçares a tua voz”), disse: “Quer dizer, você clamar a Deus, buscar o conhecimento, buscar a inteligência que vem do Alto”.
  • Em seguida, ao ler o versículo 4 (Se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares”), comentou: “Quer dizer, muitas pessoas gastam suas energias buscando prata, tesouros deste mundo, dinheiro. A maioria gasta os seus dias pensando em como vai ganhar dinheiro. E a Palavra está dizendo que se você colocar força para ganhar o conhecimento, a inteligência, você não tem ideia o quão mais rico você vai ser. Porque dinheiro você pode ganhar e perder (…) Mas o conhecimento ninguém tira de você. O conhecimento tem mais valor do que o dinheiro. É o que a Palavra está dizendo.”
  • Por fim, ao ler o versículo 5 (“Então, entenderás o temor do Senhor, e acharás o conhecimento de Deus”), pontuou: “Quer dizer, nós temos que buscar a Palavra de Deus como quem busca um tesouro. E realmente a Palavra é um tesouro. Infelizmente, para muitos, é como um tesouro escondido, porque a pessoa tem a Bíblia na casa dela, tem a Bíblia nas mãos, mas não sabe extrair da Palavra o que precisa para a sua vida. Na Palavra de Deus você encontra direção para sua vida financeira, para seu casamento, cura para o seu corpo, como lidar com seus problemas pessoais, depressão, dúvidas, tudo o que você imaginar para a vida está aqui. Literalmente, é um manual para a vida, uma riqueza inesgotável. O que você tira daqui não acaba. O que você tira da Palavra de Deus se multiplica. A Palavra de Deus não envelhece, Ela permanece. Porque é viva, é eterna, é atemporal. Ela é como o próprio Deus.”

Veja o exemplo do Rei Josias (descendente de Davi):

Diz o Texto Sagrado que quando o Rei Josias completou 16 anos, ainda muito jovem, começou a buscar a Deus. O Deus do Rei Davi — que ele tinha como referência. À época, o povo estava afastado da Palavra. Então, ele iniciou algumas reformas em Israel. A primeira coisa que fez foi destruir os altares dos ídolos de pau, pedra e metal. Mandou remover todos os deuses falsos.

  • “(Este) é o primeiro passo para a pessoa que quer conhecer a Deus… Tem que dar as costas para os deuses falsos deste mundo. Há outros deuses que não são tão óbvios quanto os de pau, pedra e metal. O principal deles, o dinheiro (…); tem gente que faz de si mesmo um deus. Então, são inúmeros deuses neste mundo que as pessoas dedicam as suas vidas. E, por isso, não têm um encontro verdadeiro com Deus. Quem quer conhecer a Deus, em primeiro lugar, tem que deixar os deuses deste mundo e dizer ‘Senhor, eu quero Te conhecer”. A estes, Deus se revela”, ressaltou o Bispo.

Em seguida, o Rei Josias decidiu reparar o Templo em Jerusalém (a casa do Senhor) — que Salomão construiu e que estava abandonado em ruínas. Foi quando o sacerdote encontrou o livro da lei do Senhor, dada pela mão de Moisés, e entregou ao escrivão. Este, por sua vez, leu o texto ao Rei. Neste momento, o Rei Josias rasgou as suas vestes, um gesto que remetia ao arrependimento, à vergonha e à humilhação. Pois, ali, tomou ciência, pela primeira vez, da Palavra de Deus e do quanto todos estavam vivendo contrários à Palavra.

  • “Que é o que acontece quando você, de fato, abre a Bíblia para procurar entender a Palavra de Deus. Você começa a descobrir quão errado você vem vivendo aos olhos de Deus (…) E por que existe esse abismo entre o que as pessoas fazem e o que Deus diz que elas têm que fazer? Porque as pessoas perderam o contato com a Palavra, como na época do Rei Josias”, apontou o Bispo.

Faça uma aliança com Deus:

O Rei Josias – quando ouviu a Palavra de Deus pela primeira vez na vida – percebeu que todos precisavam se voltar a Deus. Chamou os líderes de Israel e  todas as famílias. Ele queria que aquilo que ele recebeu, todos recebessem… Convocou toda Israel e mandou ler a Palavra ao povo e os chamou para fazer uma aliança com Deus, voltar a ouvir e praticar a Palavra dEle. (Leia em 2 Crônicas 34-35)

  • “Por esta atitude, Deus restaurou a nação de Israel na época do Rei Josias. Por uma atitude. Por um livro perdido, um tesouro escondido que estava lá jogado. Talvez, como a Bíblia tem sido na sua casa (…) Se você hoje está ouvindo a Palavra (…) se você crê que este mesmo Deus que honrou a fé de Josias está pronto para responder a você, se você também se propuser, a partir de hoje, a abraçar a Palavra de Deus como seu manual e procurar saber o que Ele quer para você, então, eu chamo você para fazer essa aliança com Deus”, concluiu o Bispo.

Para aprender mais a respeito da Palavra de Deus, não perca esses encontros de fé, que ocorrem todas as quartas-feiras, na Universal: às 10h, 15h e 20h. No Templo de Salomão ou clique aqui e encontre o endereço da Igreja mais próxima de sua casa.

imagem do author
Colaborador

Redação / Fotos: iStock e Reprodução