Os desafios enfrentados pelos patriarcas em Gênesis

Superprodução da Record TV mostra que é preciso voltar ao início para entender o presente

Imagem de capa - Os desafios enfrentados pelos patriarcas em Gênesis

Na superprodução Gênesis, muitos ensinamentos vêm por meio dos patriarcas. Eles, normalmente, não têm uma jornada fácil e é preciso mostrar que conseguem vencer os obstáculos e continuar lutando pelo o que é certo.

Relembre os desafios enfrentados por aqueles que deram exemplo de paternidade.

Adão foi o primeiro homem na Terra e cometeu diversos erros com seus filhos, mas os percebeu e se redimiu. Os primeiros herdeiros de Adão foram Caim e Abel. Depois, vieram as meninas que se revoltaram com a forma como eram tratadas e acabaram indo embora. Após corrigir a sua conduta, ele pediu perdão a Deus e foi agraciado com chuva. Mesmo após perder Abel, prometeu seguir outro caminho e fez uma oferenda ao Senhor.

Noé desde sempre foi um exemplo de fé e perseverança. Essas virtudes foram transmitidas aos seus filhos. Ele nunca duvidou da promessa divina e construiu a arca. Noé mostrou que era preciso ficar próximo a Deus para colher bons frutos e ter uma vida boa. Apesar da proximidade do dilúvio, não mediu esforços para buscar seu filho, que estava longe da família.  Após recriar a Terra, Cam desrespeitou o pai e ele o puniu. Dessa forma, Noé ensinou que o desrespeito não é aceito.

Gomer não tentou ensinar apenas os seus filhos, mas a todos. Ele era considerado como um pai para Ninrode e conseguiu fazer com que o conselho da comunidade ouvisse a ideia do rapaz. E da mesma forma que ele o ajudou, também tentou alertá-lo que a construção da Torre de Babel não daria certo. “Isso desafia o criador”, explicou. Porém,  ninguém ouviu Gomer, que acabou morto por Semíramis.

Alom se emocionou com a gravidez de sua esposa, Mila. Nasceu Leora, que anos depois, fugiu de casa para viver um grande amor. Ele ficou cheio de mágoas e raiva, principalmente, do homem que havia tirado sua filha de casa. Quando Leora voltou, Alom a rejeitou e não queria contato. Mas, depois, a perdoou e deixou as mágoas de lado.

E o que dizer de Abraão; sua jornada sempre foi difícil, mas ele foi exemplo de fidelidade e amor a Deus acima de tudo para seus herdeiros. O patriarca teve um filho chamado Ismael, com sua serva, e não o deixou desamparado. Ele confiou em Deus, que, mesmo fora do acampamento, teriam uma vida boa. Foi apenas aos 100 anos, que ele teve o filho da promessa, com sua amada Sara. Isaque nasceu e Abraão o ensinou a importância do sacrifício e de confiar no Pai, até mesmo nos momentos mais difíceis.

Jasper é servo de Labão e marido de Yarin. Mesmo com as dificuldades, ele nunca deixou de ver o lado bom da vida. Além de ser pai de Zilpa e Bila, criou Lia e Raquel. Para Lia, sempre foi uma figura paterna, a aconselhando e dando o amor que não recebia de Labão. Como pai, um de seus maiores desafios foi Bila, que teve de ser punida após se envolver em jogos de azar.

Isaque cresceu com o exemplo de Abraão de fidelidade, perseverança e fé. Desde o início confiou que sua esposa seria alguém que acreditava no Deus único, assim como ele. Da sua união com Rebeca, nasceram os gêmeos: Esaú e Jacó. Assim como Abraão, ele os ensinou a ser temente ao Senhor e os mostrou a importância de reger o acampamento. Mas, os irmãos sempre foram opostos e trouxeram desafios à vida de Isaque.

Acompanhe a superprodução Gênesis, que vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir das 21h; com exibição dos melhores momentos da semana aos sábados, no mesmo horário, na tela da Record TV.

imagem do author
Colaborador

R7 / Fotos: Reprodução/ Record TV