“Como faço para cortar um sentimento que vai me fazer sofrer?”

Imagem de capa - “Como faço para cortar um sentimento que vai me fazer sofrer?”

Em um episódio recente da Escola do Amor Responde, os professores Renato e Cristiane Cardoso responderam à pergunta da aluna Darlin. Ela questionou o que a pessoa deve fazer para cortar um sentimento quando ela percebe que ele está nascendo, mas que vai fazê-la sofrer se permitir que ele siga adiante.

DARLIN – O que fazer para cortar um sentimento que está nascendo, mas que tenho certeza que sofrerei se consentir que ele siga adiante?

RENATO – Sua pergunta é muito relevante, Darlin. Você não especifica qual seria esse sentimento. Pode ser que você esteja com um sentimento por uma pessoa casada, que você seja casada e tenha um sentimento por outra pessoa e até que esteja nutrindo um sentimento por alguém que você já sabe que o relacionamento não dará certo. Ao contrário do que dizem por aí, que não mandamos em nosso coração, isso é um absurdo. Imagine se todos os seres humanos fossem agir pela emoção. Isso seria um verdadeiro caos.

CRISTIANE – Eu conheço uma pessoa que vive pelos sentimentos e a vida dela é um fracasso. Ela não consegue ir em frente, é inconsequente e faz tudo que sente vontade de fazer. Não importa se é algo certo ou errado, ela apenas faz, e, por isso, a vida dela é completamente arruinada. É possível que você decida o que sente. Os sentimentos surgem por meio dos pensamentos e eles geram as vontades, mas você precisa cortá-los. Diversas pessoas nutrem sentimentos errados porque ouvem músicas românticas, procuram fotos de uma determinada pessoa na internet, falam dessa pessoa e se pegam pensando nela o tempo todo, ou seja, elas alimentam o desejo do coração.

RENATO – Existem pessoas que, por nutrirem um sentimento por outras, filmam a outra o tempo inteiro, se trabalham juntas, querem estar perto ela toda hora, desejam saber o que está acontecendo com ela e sonham acordadas com ela. Para que os sentimentos permaneçam, eles precisam ser alimentados, tanto os bons quanto os ruins. Você precisa alimentar os sentimentos bons no relacionamento e não os ruins. Quando o amor não é alimentado, seguramente ele se enfraquece. E como ele é alimentado? Por meio de cuidado, da admiração, atenção, do foco nas coisas certas, pelas lembranças do que os uniram, nas qualidades e não nos defeitos. Agora, para cortar um sentimento que sabe que não dará certo, você precisa parar de alimentá-lo e não se entregar às emoções. Pare de pensar nessa pessoa, não olhe o perfil dela nas redes sociais e não alimente esse sentimento. É como um vício, se a pessoa o alimenta, precisará fazer algumas mudanças no cotidiano para deixá-lo, como excluir o número de contato dele, excluí-lo das redes sociais e evitar certos ambientes que ele frequenta até que esse sentimento morra. Um dia esse sentimento morrerá e você olhará para aquela pessoa e não sentirá mais nada. Darlin, você pode mandar no seu coração e pode cortar esse sentimento. Para conseguir fazer isso, basta não alimentá-lo mais.

imagem do author
Colaborador

Kaline Tascin / Foto: Jamie Grill/getty images