Estados Unidos bate recorde de mortes por overdose de drogas

Veja o relato de quem chegou ao fundo do poço após uma overdose, e saiba como sua vida foi transformada em decorrência deste episódio

As mortes por overdose de drogas atingiram um número recorde num período de 12 meses nos Estados Unidos. É a primeira vez na história que o país supera a marca de 100 mil casos em um ano — batendo o recorde anterior, noticiado em janeiro deste ano. O anúncio deste dado foi do Centro para o Controle e Prevenção de Doenças norte-americano (CDC, na sigla em inglês).

O período analisado foi de abril de 2020 — já com a pandemia de Covid-19 em curso — , até abril de 2021. Este número é mais alto do que a soma de mortes por acidentes de carro e por armas de fogo, por exemplo. Os opioides sintéticos são a principal causa de morte por overdose (64%).

Ainda nos Estados Unidos, em 2020, a cidade de San Francisco, no estado da Califórnia, já registrava mais mortes por overdose de drogas do que de Covid-19. Os números do programa de educação e prevenção de overdoses da prefeitura local, divulgados em dezembro do ano passado, mostraram que quase 300% a mais de pessoas morreram por overdose na cidade.

Especialistas apontam que a crise causada pelo consumo de drogas sintéticas foi agravada pela pandemia de Covid-19. Principalmente durante os períodos de isolamento social mais severo. Bem como ocasionou uma piora na saúde mental, além de adiar tratamentos para vícios.

Após uma overdose, ela teve a vida transformada

Não somente as drogas sintéticas, mas o consumo elevado de bebidas, maconha, entre tantos outros tipos de drogas, ceifam centenas de milhares de vidas no mundo todos os anos.

A jovem Ingrid ficou sete anos vivendo no mundo dos vícios e passou por uma experiência de overdose. Foi sua mãe que ao encontrá-la, a levou para o hospital. Foi o seu fundo de poço.

Assista ao vídeo com o testemunho dela na íntegra e saiba como a sua vida foi transformada após este episódio:

Vício tem cura

O Tratamento Para a Cura dos Vícios recebe inúmeras pessoas que buscam a libertação desse mal e segue ativo para auxiliar todos aqueles que precisam se libertar do vício e reconstruir a vida. Se você também quer a libertação, clique aqui e saiba quando e onde participar.

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: Istock