thumb do blog
thumb do blog

Exposições de Artesanato são apresentadas durante Calebe Criativo na África Central

Membros e voluntários mostram criatividade nos trabalhos manuais.

Imagem de capa - Exposições de Artesanato são apresentadas durante Calebe Criativo na África Central

A República Centro-Africana é um país localizado no continente africano. A maior parte de seu território consiste em savanas e também inclui uma zona florestal. Dois terços do país estão na bacia do Rio Ubangui e o terço restante está localizado na bacia do Chari. O país conta com uma população de 5 milhões de habitantes e o idioma oficial é o francês.

 

A cultura da República Centro-Africana varia muito entre os povos e grupos étnicos. Um importante grupo étnico são os Bantus, em particular as pessoas comuns do Congo e Camarões, divididas em miríades de grupos locais.

 

  • As formas de arte no país

 

A mais importante manifestação da arte no país africano é a escultura. A madeira é um dos materiais preferidos pelos africanos. Ao trabalhar, o escultor associa outras técnicas como pintura, colagem, cestaria, entre outros.

 

E para conhecer mais sobre a cultura e a arte do país, o Grupo Calebe Universal da República Centro-Africana organizou, através do Projeto Artes, uma exposição de artesanato durante o evento Calebe Criativo, onde foram apresentados diversos artesanatos feitos à mão pelos membros do grupo.

 

Durante a exposição, os visitantes puderam apreciar uma variedade de peças exclusivas de artesanato, cuidadosamente confeccionadas pelos talentosos membros idosos do Grupo. Entre essas peças, destacavam-se obras feitas com bambu e, especialmente, com palha, uma matéria-prima que Deus os abençoou abundantemente. Os artesãos demonstraram sua habilidade e criatividade ao criar chapéus, esteiras para dormir e cadeiras para as senhoras realizarem seus afazeres domésticos. Esses trabalhos não apenas representam o talento dos idosos, mas também refletem a riqueza da cultura local e a sabedoria em utilizar os recursos naturais disponíveis de forma sustentável. Cada peça feita com palha é mais do que uma simples obra de arte; é um testemunho da graça de Deus e da habilidade humana em transformar os dons da natureza em objetos belos e funcionais.

 

Além disso, uma animada oficina de crochê e tricô foi realizada, proporcionando aos presentes a oportunidade de aprender novas técnicas e interagir de forma dinâmica com os artesãos experientes. Esses momentos foram enriquecedores não apenas pela beleza das peças apresentadas, mas também pelo compartilhamento de conhecimentos e experiências entre os membros do grupo e o público participante.

 

  • Projeto Artes: Incentivo à criatividade nos idosos

 

O Projeto Artes, do Grupo Calebe Universal, é uma iniciativa que busca enriquecer a vida dos idosos da República Centro-Africana, celebrando e valorizando as técnicas artísticas locais. Por meio do artesanato, da pintura, da dança e outras formas de expressão, o projeto oferece uma oportunidade única para os idosos explorarem suas habilidades criativas e compartilharem suas tradições culturais. Utilizando materiais e técnicas tradicionais da região, os participantes têm a chance não apenas de expressar sua arte, mas também de preservar e promover o rico patrimônio cultural do país. Além disso, ao incentivar a imaginação e a criatividade, o Projeto Artes fortalece o senso de identidade e orgulho entre os idosos, contribuindo para uma comunidade mais vibrante e conectada. Assim, cada obra de arte produzida torna-se não apenas uma expressão individual, mas também um reflexo da rica diversidade cultural da República Centro-Africana e uma fonte de inspiração para as gerações futuras.

 

         

 

 

imagem do author
Colaborador

Grupo Calebe Universal