Entenda por que não devemos julgar as pessoas

"A reta justiça é a Palavra de Deus"

Imagem de capa - Entenda por que não devemos julgar as pessoas

O homem como ser pensante é capaz de formar conceitos e emitir opiniões não apenas sobre objetos e assuntos, mas também sobre pessoas. Todos têm direito a um ponto de vista sobre alguma coisa. Porém, não é justo quando usamos nossa habilidade racional para julgar o outro.

“A única maneira de julgar segundo a reta justiça é julgar de acordo com a Palavra de Deus. A reta justiça é a Palavra de Deus. O Senhor Jesus não estava autorizando acusações pessoais, e sim nos orientando a analisar tudo de acordo com a Sua Palavra. Julgar atitudes, e não pessoas. Avaliar situações; avaliar as nossas reações para fazer as escolhas corretas”, explica o bispo Edir Macedo em texto do livro “O Pão Nosso para 365 dias”.

Quando conhecemos bem alguém, muitas vezes nos sentimos à vontade para falar sobre essa pessoa e, mesmo assim, devemos ser vigilantes com os nossos pensamento e palavras. Quando não conhecemos a pessoa de quem estamos comentando, será que é correto julgar, ainda mais apenas pela aparência?

O bispo Renato Cardoso, afirma em seu blog que a maior ignorância é criticar algo que você não sabe nada a respeito. “O mundo está cheio de ignorantes disfarçados de sábios. Críticos de plantão, de narizes empinados em seus pódios de ignorância, prontos para apontar o dedo e argumentar o seu ponto de vista. Eles esquecem-se de que um ponto de vista não é nada mais do que isso”, diz.

“Não julgueis, para que não sejais julgados. Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós.” Mateus 7.1,2

Quem é de Deus, não acusa

O religioso aponta o dedo e demonstra as acusações que tem contra o outro. Quem é de Deus não está preocupado em julgar o outro ou em interpretar o que vê, mas está focado em sua obediência a Ele.

Por vezes, podemos ser influenciados por outras pessoas já habituadas a falar mal dos outros e a julgar quem não conhecem. Por isso é tão importante evitar olhar com maus olhos, pois, cedo ou tarde, corremos o risco de cometer injustiças. Assim como não devemos permitir que coisas ruins permaneçam em nossas vidas, na mesma medida também não podemos julgar segundo o que vemos.

“Se está de acordo com a Palavra, pode entrar em sua vida. Se não está de acordo com a Palavra, não pode entrar em sua vida. Se encontra alguém com aparência de cristão, mas que fala mal dos outros, aquele que é de Deus imediatamente se afasta. Não dá continuidade às conversas contrárias ao caráter de Deus. Se recebe uma proposta contrária à sua fé, aquele que é de Deus a analisa e rejeita, pois, para ele, muito mais importante é a sua Salvação”, afirma o bispo Macedo.

Se você que aprender mais sobre esse tema, participe da Noite da Salvação, que acontece todas as quartas na Universal. Clique aqui para localizar o endereço de uma igreja mais perto de você. Ou você pode conversar agora mesmo com um Pastor Online e receba uma orientação espiritual.

imagem do author
Colaborador

Da Redação / Fotos: Thinkstock