Nada a perder: uma história de luta sem rodeios nem omissões

Longa-metragem será exibido em mais de 50 países nas telonas e em 190 pela Netflix

Imagem de capa - Nada a perder: uma história de luta sem rodeios nem omissões

A trilogia de livros Nada a Perder, baseada na trajetória do Bispo Edir Macedo, teve mais de 7 milhões de exemplares vendidos em mais de 60 cidades no mundo. O best-seller brasileiro, traduzido em cinco idiomas, narrou a história do Bispo Edir Macedo, da infância aos dias de hoje, e mostrou um homem determinado, que lutou incansavelmente pelo sonho de levar a Palavra de Deus ao mundo, desde que iniciou seu trabalho evangelístico no Coreto do Méier, no Rio de Janeiro.

Essa série de obras também inspirou o filme que será lançado em mais de 50 países e é, até o momento, a maior produção do cinema brasileiro, com ampla distribuição no exterior.

Com locações no Brasil, na África do Sul e em Israel, as gravações contaram com milhares de figurantes. A produção é da Paris Filmes, em parceria com a RecordTV, e a direção é de Alexandre Avancini.

O ator Petrônio Gontijo interpreta o Bispo Edir Macedo. Também fazem parte do elenco Day Mesquita, que dá vida a Ester Bezerra, a esposa do Bispo; José Victor Pires, que faz o papel do Bispo quando jovem, e ainda André Gonçalves, Eduardo Galvão, Marcelo Airoldi, Nina de Pádua, Beth Goulart, Leonardo Franco, Dalton Vigh, César Mello, Raphael Vianna, Greta Antoine e Paulo Coronato, entre outros.

A história

Nada a Perder é descrito pela produção como um fenômeno sociológico, que promete impactar o público independentemente de crença ou religião. “É uma história baseada em fatos reais, com uma licença narrativa que junta alguns personagens e épocas diferentes. Alguns nomes são alterados, mas tudo o que estará no filme aconteceu de fato”, diz Márcio Fraccaroli, CEO da Paris Filmes e da Paris Entretenimento.

Já o diretor Alexandre Avancini comenta: “é a história de um homem que corre atrás de sua convicção. O filme mostra a vida de Edir Macedo, que sempre foi cercada de momentos difíceis, controversos e polêmicos. Tenho certeza de que o público vai se identificar com os personagens do filme em vários pontos”.

O lançamento

Estão sendo realizadas simultaneamente as gravações de dois filmes: o que está previsto para ser lançado em março do ano que vem e a sequência, planejada para exxibição em 2019. Na opinião de Avancini, é a primeira vez que dois filmes são feitos ao mesmo tempo no Brasil.

As filmagens

As gravações tiveram início no dia 15 de maio, em São Paulo e no Rio de Janeiro. Depois de 16 semanas de filmagens no Brasil, as gravações prosseguiram no exterior: em Jerusalém e na África do Sul. As cenas vão fazer quem já leu os livros reviver momentos maravilhosos. Na cidade de Soweto, na África do Sul, as gravações reuniram cerca de 30 mil figurantes, dez vezes mais que o drama E o vento levou, que aborda a Guerra Civil norte-americana.

Repercussão

Mesmo a mais de um semestre para o lançamento, o filme Nada a Perder já é amplamente comentado no noticiário de diversas mídias impressas brasileiras e portais de entretenimento. Nas últimas semanas, vários veículos de comunicação divulgaram detalhes das gravações e dos bastidores da superprodução.

Nas telonas e na Netflix

Além da projeção em mais de meia centena de salas de cinema em diversos países do mundo, outro fato bastante difundido foi a Netflix ter adquirido os direitos de exibição do longa-metragem pelo maior valor já pago por um filme de língua não inglesa.

A licença de exibição pela Netflix tem validade de cinco anos e contemplará 190 países onde a plataforma está presente e não é preciso do serviço on demand (demanda paga) para assistir. Três meses depois da estreia nas telonas será possível encontrá-lo na Netflix. Por meio desse acordo, mais de cem milhões de pessoas poderão acompanhar a história do Bispo.

imagem do author
Colaborador

Por Katherine Rivas / Fotos: Divulgação