Por que é melhor ser honesto?
Conduta considerada rara nos dias de hoje pode mudar a sua vida
Dia desses, falando com um amigo via chamada de vídeo, ele me contou que tinha ido a uma loja de ferragem para comprar materiais e fazer reparos em casa. Essa era uma das atividades que ele tinha se proposto a começar neste ano para resolver algumas pendências domésticas que a esposa já cobrava que ele solucionasse há algum tempo. Decidido a resolvê-las logo, ele foi comprar o que precisava.
Chegando ao local, ele conversou com a atendente, pediu o material e encontrou o que queria, mas, na hora de pagar, ao abrir sua mochila, não encontrou a carteira de forma nenhuma. Disse que ficou nervoso, pois a mercadoria já estava embalada e só faltava passar o cartão. A senhora que o atendeu era a dona do estabelecimento. Ela percebeu a situação e lhe disse para levar o que tinha comprado e pagasse depois.
O meu amigo aceitou, mas saiu dali muito preocupado. Não poderia ficar devendo, pensou ele. É claro que a dona da loja já tinha atendido meu amigo outras vezes e ele sempre pagou tudo certinho. Com certeza, isso deve ter motivado a ação dela, mas, assim que chegou em casa, ele pegou a carteira e voltou para fazer o pagamento.
Assim como ele, eu, você e a senhora da loja, há muitas pessoas que foram ensinadas pelos pais a serem honestas, a não pegar o que é dos outros e, principalmente, a pagar o que devem. Existe um ditado popular que ilustra bem o que estamos falando e diz que o “combinado não sai caro para ninguém”.
Se ele funciona para as pessoas, imagine com Deus. Com Ele, a questão é muito mais profunda. A desonestidade O desagrada totalmente, além de ser um pecado. Muitos não têm ideia disso, pois não O conhecem verdadeiramente, mas Deus nunca mente (Números 23.19). Outra passagem afirma o seguinte: “O Senhor repudia balanças desonestas, mas os pesos exatos lhe dão prazer”. (Provérbios 11.1).
Isso pode ser comprovado. Se meu amigo, por exemplo, não tivesse pagado o que devia, achasse que se tratava de coisa pequena e que não faria falta à comerciante, estaria cometendo um erro triplo. O primeiro seria com a dona da loja que depositou confiança nele ao permitir que pagasse depois. Com certeza sua imagem ficaria abalada e não poderia voltar lá e ter crédito novamente.
O segundo erro seria com a sua consciência. Embora muitos finjam que não têm uma, ela sempre faz suas cobranças e essa atitude ficaria martelando na sua cabeça. Por último, ele ficaria mal com Deus. Ser honesto é falar a verdade e viver de maneira íntegra. Deus se agrada da honestidade porque Ele é o Deus da verdade e odeia a mentira. Além disso, Deus abençoa quem é honesto. Se você combinou algo com Deus, cumpra, pois tenha certeza de que Deus é fiel e vai cumprir a Sua parte.
Existem homens que contam vantagens quanto a sua integridade, falam mal de políticos, mas, quando todos viram as costas, são os primeiros a agir com desonestidade. Eles são capazes de adulterar documentos para não pagar o que devem, de roubar a internet do vizinho e de mentir para prejudicar colegas e ascender profissionalmente. Eles adotam condutas totalmente hipócritas.
Por isso, nos dias de hoje, além de observar as pessoas para sabermos se estão sendo honestas – e essa é uma ação que também deve ser adotada –, devemos nos observar mais ainda. A nossa conduta afeta as pessoas à nossa volta e somos vistos mais do que imaginamos pela forma como agimos. Todos percebem quem você é: você sabe, as pessoas sabem e, principalmente, Deus também sabe. Se você ainda não estabeleceu essa relação verdadeira com Ele, não perca tempo. Busque-O para ser melhor o mais rápido possível.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo