Será que lhe falta tempo para buscar a Deus?

Em uma cena da trama, Zoe (Juliana Knust) é alertada pelos pais sobre o fato dela não ter um compromisso com Deus

Imagem de capa - Será que lhe falta tempo para buscar a Deus?

A reprise da novela Apocalipse, pela Record TV, tem levado ao público grandes ensinamentos baseados na Bíblia. A trama já exibiu, por exemplo, a Grande Tribulação, descrita como o período que antecederá a volta do Senhor Jesus e o Arrebatamento da Sua Igreja (daqueles que têm uma vida de comunhão com Deus).

A novela exibe personagens que representam a Humanidade nos dias atuais, como a jornalista Zoe Santero (Juliana Knust). Ela foi consagrada ao Senhor por seus pais quando ainda era bebê. Porém, mesmo tendo conhecimento da Fé cristã, começou a priorizar os compromissos da vida adulta e se desviou de Deus – fato que lhe trouxe dor e sofrimento.

O pai de Zoe, Oswaldo Santero (Marcos Winter), foi um jovem rebelde que cometeu pequenos delitos até ser preso. Na prisão, ele passou a ler a Bíblia e se converteu ao Senhor Jesus. Depois de abandonar as más atitudes, tornou-se um exemplo de conduta e de moral. Firme em sua Fé, ele simboliza a Igreja que será levada para junto de Deus pelo Arrebatamento.

Letícia Santero (Luiza Tomé) é esposa de Oswaldo e mãe de Zoe. Também cristã, ela frequenta a Igreja com o marido e se preocupa com a falta de compromisso da filha com Deus. É uma mulher sábia e que é firme nas palavras.

Todos serão alertados
Entre as cenas que já foram exibidas na novela, uma chama atenção para a realidade de muitos cristãos que preferem priorizar o tempo dedicado à carreira, às pessoas, aos objetivos, entre outros, a Deus. No capítulo, Zoe está à mesa com seus pais e, então, Oswaldo a questiona sobre o afastamento dela da Igreja. A jornalista lhe responde que sua rotina estava corrida demais por causa de seu trabalho e que, futuramente, dedicaria tempo a Deus. Ela ainda diz que Deus estava sempre a seu lado.

Oswaldo, então, alerta a filha e diz a ela que se ela deixasse a correria dominá-la não teria tempo para comer nem dormir. Ele ainda afirma que ela deveria considerar a Salvação de sua alma como o mais importante em sua vida.

Já a mãe de Zoe, Letícia, destaca a importância de frequentar a Casa de Deus. No entanto, Zoe não se sensibiliza com o assunto e ainda diz aos pais que a maneira como eles falavam dava a entender que o mundo acabaria no dia seguinte. Imediatamente, seu pai lhe responde que o mundo acaba a todo instante para quem morre e que, por isso, ela deveria estar preparada para este momento ou para a volta do Senhor Jesus.

Será que lhe falta tempo para buscar a Deus?

É possível acompanhar na novela que, tempos depois, Zoe sente na pele o sofrimento por não ter dado ouvidos aos conselhos de seus pais. Ocorre o Arrebatamento dos servos fiéis de Cristo, entre eles os pais de Zoe.

O que é prioridade em sua vida?
Muitas pessoas agem como Zoe. Elas dedicam tempo a muitas coisas no dia a dia, mas deixam para depois o que de fato é mais importante: a Salvação da alma. Elas não dispõem de tempo para Deus e ainda dizem que sua rotina é muito agitada. Existem ainda aquelas que, apesar de frequentar a Igreja, não buscam uma vida comprometida com Ele e não se importam com a vinda do Senhor Jesus.

Sinais do fim
Em seu blog, o Bispo Edir Macedo apontou algumas passagens bíblicas, descritas pelo próprio Senhor Jesus, que sinalizam nos dias atuais o princípio do Fim dos Tempos:
1º sinal: “(…) Acautelaivos, que ninguém vos engane;” (Mateus 24.4);
2º sinal: “E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis (….).” (Mateus 24.6);
3º sinal: “Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino (…).”(Mateus 24.7);
4º sinal: “(…) e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares.” (Mateus 24.7);
5º sinal: “(…) vos hão de entregar para serdes atormentados, e matar-vos-ão (…)” (Mateus 24.9);
6º sinal: “(…) e sereis odiados de todas as nações por causa do Meu Nome.” (Mateus 24.9);
7º sinal: “Nesse tempo muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se odiarão.” (Mateus 24.10);
8º sinal: “E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos.” (Mateus 24.11);
9º sinal: “E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará.” (Mateus 24.12).

Vimos esses sinais se cumprindo e é impossível ficarmos indiferentes a eles. Em relação a isso, o Bispo Macedo escreveu: “os preocupados com a aparência física e com as picuinhas deste mundo podre que cuidem de suas respectivas almas, porque as consequências dessas profecias serão dramáticas.”

Portanto, é preciso despertar enquanto há tempo: “Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.” (Isaías 55.6)

A sua falta de tempo para buscar a Deus hoje pode representar toda a eternidade longe dEle.

Participe da Escola da Fé Inteligente, realizada às quartas-feiras no Templo de Salomão, em São Paulo, ou em uma Universal mais próxima (encontre os endereços em universal.org.br/localizar).

imagem do author
Colaborador

Kelly Lopes / Foto: Getty images