Ser chefe de família nos dias atuais

O que pesa sobre os ombros do homem nesta hora?

Imagem de capa - Ser chefe de família nos dias atuais

Sobre os ombros do homem pesa o mundo. Sabe por quê? Um homem de verdade se preocupa com as suas responsabilidades e os seus compromissos. Ele fica inquieto com os tempos atuais, tempos de pandemia. Ele sabe que viver é arriscado e, por isso, se preocupa. Teme pela saúde e segurança de seus filhos, da esposa e até pela sua, pois sabe que saúde e segurança, neste momento, são sinônimos de vida.

Ele sabe que viver é algo que lhe dá perspectivas, mas, ainda assim, sua preocupação não cessa e as perguntas brotam na sua mente: como viver bem se não é possível trabalhar ou se não há possibilidade de prover o sustento para a sua família? Como pagar as contas se perdeu o emprego ou se essa condição o ameaça e está cada vez mais próxima?

A pandemia trouxe diversas questões e parece ter criado um dilema que é maior do que o homem. Neste momento, a única verdade que aparentemente existe é que sobre os ombros dele pesa o mundo realmente. Ele não enxerga saída para suas angústias e seus medos.

Ele se pergunta como ser um verdadeiro chefe de família de acordo com aquilo que sempre considerou ser o certo: alguém capaz de se esforçar sempre para multiplicar momentos felizes para a esposa e os filhos e procurar cumprir à risca todos os encargos que o posto de líder lhe exige. Atualmente, ele não sabe ou não tem ideia do que fazer para realmente merecer ser chamado de chefe de família, pois está de mãos atadas diante da incerteza.

Mas há uma saída. Tenha certeza. Há muitos homens que ainda não conhecem este caminho, mas outros já o experimentaram e sabem do que estamos falando: a parceria com o Senhor Jesus. Quando o homem se entrega a Ele de corpo, alma e espírito, jamais andará sozinho e o peso do fardo será dividido.

Muitos podem retrucar: “ah, Deus vai pagar minhas contas?” Não. Deus não vai pagá-las. Na verdade, Ele lhe dará outro tipo de sustento. Cada vez que você se sentir fraco diante de uma situação adversa, Deus lhe dará forças para enfrentá-la e vencê-la. Ele não promete que os problemas vão acabar. Não. Mas Ele promete que estará ao seu lado quando você precisar para poder solucionar todo tipo de problema e lhe dará a vitória.

Se você estiver sem ideias para o seu negócio, Ele vai inspirar você. Se você ficar doente, Deus vai fortalecer o seu corpo para que possa lutar contra a doença e superá-la. Se estiver desesperado, Ele acalmará o seu coração. A única coisa que Deus pede em troca é que você tenha Fé nEle e honre o compromisso firmado. As batalhas existirão, mas Deus estará ao seu lado. Se o fardo for pesado demais, tenha certeza de que Ele estará caminhando contigo e lhe ajudando a completar a sua tarefa de ser chefe de família. Basta confiar nEle.

Quando tiver dúvidas sobre a sua capacidade de gerenciar sua família e sua casa, seja solidário com aqueles que compõem o seu lar e auxilie sua esposa e seus filhos na solução dos problemas, sem se eximir das suas responsabilidades. E reflita: o que é um fardo pesado se a Fé é capaz de mover montanhas?

imagem do author
Colaborador

Eduardo Prestes / Foto: Getty Images