Eles firmaram uma parceria na vida a dois

Shirley e Rafael passaram por uma provação no relacionamento quando ele perdeu o emprego

Imagem de capa - Eles firmaram uma parceria na vida a dois

 

Em um casamento, quando o casal pensa em fazer uma grande mudança, tanto na área pessoal como na profissional, cada decisão deve ser tomada em conjunto, ou seja, o “nós” precisa prevalecer. A parceria é fundamental para o sucesso do relacionamento. Por isso, é preciso ter cuidado ao escolher a pessoa que estará ao nosso lado, pois ela poderá nos apoiar ou nos desestimular.

O advogado Rafael Vieira Macedo, de 28 anos, conta que sofreu na vida amorosa porque se deixou levar pelas emoções ao procurar alguém para compartilhar a vida. “Eu buscava algo sério, uma parceira, mas nunca dava certo, pois minhas expectativas eram altas e eu não tinha retorno.”

Shirley Cristina Macedo Santos, de 24 anos, esposa de Rafael, explica que aprendeu muito sobre o amor e a parceria com sua família e sempre se inspirou em seus pais e na forma como eles se relacionavam. Apesar das boas referências, ela admite que sempre se frustrava ao se relacionar com uma pessoa porque se entregava demais: “tive alguns relacionamentos em que eu deixava o coração falar mais alto e me frustrava por não ter o retorno que desejava, pois não tinha maturidade nem entendimento para lidar com o que acontecia’’.

Apesar dos erros, ela descobriu como poderia realizar o sonho de constituir uma família participando das palestras da Terapia do Amor, na Universal. “Quando passei a frequentar as reuniões, eu não almejava me relacionar com ninguém antes de estar pronta para isso, pois algo que aprendi na Terapia foi que eu precisava primeiramente estar bem fora de um relacionamento. Entendi que precisava me curar e cuidar de mim”, relata Shirley.

O casal se conheceu na Igreja e colocou em prática tudo o que aprendeu. “Soubemos respeitar todas as etapas (as primeiras conversas, o primeiro encontro, a primeira vez em que demos as mãos, etc.), namoramos, noivamos e nos casamos. Tudo no tempo certo. Eu aprendi a respeitar minha esposa e me tornei o melhor amigo dela”, afirma Rafael.

Eles se casaram na Igreja Universal de Suzano, em São Paulo, em 6 de novembro de 2021. “O meu casamento foi o dia mais feliz da minha vida. Creio que Deus colocou o Rafael no meu caminho para me abençoar”, diz Shirley.

DESAFIO
Logo depois do casamento, eles enfrentaram um desafio. Rafael diz que foi demitido porque não aceitou fazer algo contrário ao seu caráter. “Eu tinha acabado de comprar um carro e fiquei desesperado. Eu não sabia como o pagaria.”

Recém-formado em Direito, Rafael teve dificuldade de achar outro emprego por causa da pouca experiência. “Vivemos restrições financeiras e tínhamos as despesas do casamento para pagar. Eu tinha vontade de levá-la a um restaurante, de comprar um presente, de fazer algo especial, mas não tinha condições nem de colocar gasolina no carro.”

A atitude do casal mostrou o verdadeiro significado de parceria: “fiquei um pouco insegura, mas nunca pensei em desistir do meu marido. Eu o incentivei a trabalhar, ele abriu o próprio negócio e começou a vender pães caseiros”, conta Shirley.

Depois, ela ainda o ajudou a entregar currículos para vagas de advogado. “No começo não foi fácil, porque comecei a trabalhar em uma imobiliária e passamos apertos, mas hoje eu sou
bem-sucedido. Temos uma vida financeira estável porque minha esposa me deu forças e não desistiu de mim. Hoje quem a incentiva sou eu: ela faz faculdade e dou todo meu apoio a ela. Crescemos como casal e como família”, detalha Rafael.

A parceria deles se fortalece a cada dia. “Aprendemos a compartilhar nossas vidas e a superar todas as dificuldades, pois temos as orientações da Terapia do Amor”, finaliza Rafael.

imagem do author
Colaborador

Kaline Tascin / Fotos: Cedidas