Como combater os maus pensamentos?

Marcelo Rangel / Foto: Getty Images

Imagem de capa - Como combater os maus pensamentos?

A verdade é que todos somos bombardeados por maus pensamentos. Não importa o quanto a pessoa esteja madura em sua Fé, o diabo não se cansa de lhe dar ideias para que ela tenha atitudes que a afastem de Deus.

“Todos nós – até os apóstolos, os profetas, todos os servos de Deus e heróis da Fé – fomos atingidos pelos pensamentos do diabo”, disse o Bispo Edir Macedo em um vídeo publicado na rede social Facebook, em resposta à pergunta de um cristão que estava sendo atormentado pelas más sementes que germinavam por causa de suas emoções. “Até o Senhor Jesus foi tentado! Se até com Ele Satanás tentou pessoalmente, não vai falar conosco? E ele fala através de pensamentos ideias, coisas que vêm à mente humana”, afirmou.

O diabo é ardiloso. Ele sabe que o pecado começa nos pensamentos, que determinam como agimos e que essas ações trazem o bem ou o mal. Mas, apesar de nem o Senhor Jesus em pessoa ter podido impedir de ser tentado (Mateus 4.1-11), Ele ensinou como não deixar as ideias diabólicas sopradas nos ouvidos dos seres humanos se enraizarem na mente e gerar atos dos quais eles se arrependerão: “Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós”. (Tiago 4.7).

“É assim mesmo como diz a Bíblia”, enfatizou o Bispo Macedo, “o diabo não está na mente, mas sopra nos ouvidos das pessoas os seus pensamentos. Mas, quando a pessoa tem o Espírito Santo, ela os rechaça, resiste, toma uma atitude e decide ‘amarrar’ aquilo. Ela louva a Deus.”

Reação imediata
O Bispo contou uma experiência pessoal que exemplifica bem o que o cristão que lhe pediu conselhos está passando e ensinou como agir imediatamente: “me lembro de algo que aconteceu comigo e não foi uma vez só. Eu estava com pensamentos sujos em relação a sexo, a Deus. Então, me foi revelado pelo Espírito Santo como resistir. Respondi: ‘olha, satanás, preste atenção, todas as vezes que você me trouxer esses pensamentos, vou glorificar ao Senhor Jesus’”.

Por que agir dessa forma? O Bispo explicou que é “porque nada deixa o diabo mais nervoso, irado, do que você louvar a Deus. Satanás quer que a pessoa fique lamentando, choramingando, comentando coisas ruins com os outros e que isso glorifica a ele”.

E como o príncipe das trevas age? “O pecado não é a tentação em si, mas você cair nela. O diabo tenta. Se colar, colou. Se não colar, ele vai embora. Agindo assim, acabaram-se aqueles pensamentos sujos. Agora, quando eles vêm, não dou a mínima. Eu tenho certeza que Deus é comigo porque eu sou com Ele”, citou o Bispo.

Mas como fazer isso? O homem que pregava em um coreto sujo de uma praça e levantou a partir dele uma Igreja de alcance planetário ensina a atitude imediata na hora em que os maus pensamentos nos assaltam: “mesmo que você esteja no meio de muita gente em algum lugar e não tiver como ajoelhar ou levantar os braços, pode, na sua mente, dizer: ‘meu Deus , eu lhe louvo e agradeço porque tenho Jesus Cristo como meu Senhor, meu Salvador, que me lava de todo o pecado’”.

Proteja a sua mente
É exatamente no campo de batalha predileto do diabo – a mente – que ele deve ser combatido. Se ela for ocupada com os pensamentos divinos, não haverá espaço para pensamentos ruins. E quem tem o Espírito Santo tem acesso aos pensamentos divinos.

O apóstolo Paulo também nos deixou uma orientaação: “Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus. Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude e se há algum louvor, nisso pensai.” (Filipenses 4.6-8).