Como criar um curso on-line?
Transformar os seus conhecimentos em vídeo exige planejamento, foco e conhecimento de equipamentos e técnicas. Saiba como começar
Você já pensou em transformar os seus conhecimentos em um curso on-line? Os cursos a distância estão cada vez mais populares no Brasil e podem ser uma forma de gerar renda ou de exercer uma nova profissão. Os estudantes de educação a distância (EaD) chegaram a quase 1,8 milhão em 2017 – o equivalente a 21,2% do total de matrículas em todo o ensino superior, segundo o Censo da Educação Superior divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Além disso, quase 80% dos cursos a distância vendidos no Brasil são cursos livres, ou seja, formações fora do âmbito acadêmico, de acordo com dados da Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed).
Como começar?
O primeiro passo para criar um curso on-line é o planejamento. Aliás, a dica vale para a produção de qualquer vídeo, como esclarece Rômulo Villela, sócio-diretor da Kiwi Produções. “Você precisa saber qual é o objetivo do vídeo e o público-alvo. A pré-produção é a idealização do projeto, quando são definidos o formato, os custos, a plataforma, os equipamentos necessários, as pessoas envolvidas, o tempo e a forma de divulgação. Não adianta só apertar a tecla REC e sair gravando”, diz.
Conteúdo
Outra etapa fundamental para a criação de aulas on-line é definir a didática. Sem ela, o vídeo pode se tornar longo e muito cansativo.
Como você vai explicar a teoria? É possível dar exemplos práticos? Quem responde é Bruno Baltarejo, coordenador de conteúdo do AvMakers, escola on-line para filmmakers e fotógrafos. “Às vezes, a pessoa acha que uma informação é óbvia, mas para quem está aprendendo não é. O professor precisa descobrir as possíveis dúvidas e dificuldades dos alunos”, destaca Bruno.
Bruno lembra que o professor deve definir os recursos didáticos que vai usar, como demonstrações práticas, imagens, músicas, exercícios, etc.
“Existem alunos que são mais auditivos, que absorvem o conteúdo a partir do que ouvem; outros são visuais e precisam de slides e animações. E há alunos que são sinestésicos, que precisam experimentar, repetir. É importante tentar balancear uma boa narrativa, com recursos visuais e informações práticas, com propostas de exercícios”, ensina. Para colocar o seu conteúdo na internet, é preciso buscar uma plataforma para cursos EaD. Hoje há opções gratuitas e pagas. Confira outras dicas na arte.


English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo