Cuidado: Você pode estar em um campo minado
Ter um amigo do sexo oposto pode ser perigoso. Entenda por que e como se prevenir
A amizade entre homem e mulher é uma questão polêmica e divide opiniões. É comum muitas mulheres comentarem que preferem ter amigos homens porque os consideram mais fáceis de lidar e mais leais. Porém, essa convivência diária, com elogios, troca de carinhos e muitas vezes até com conselhos mais íntimos, pode gerar sentimentos que vão além da amizade e provavelmente uma das partes não corresponderá a eles.
A realidade é que nunca será uma amizade totalmente pura, porque uma hora ou outra uma paixão poderá ser despertada em um dos dois – e este terá receio de falar deste “amor” por medo de ser rejeitado ou de perder a amizade. É uma situação igual à de quem anda em um campo minado: a qualquer momento uma bomba pode estourar.
Isso não quer dizer que você não possa falar com nenhum homem no trabalho, na faculdade ou na igreja. Pode. Mas é necessário saber se comportar nessa situação e não torná-lo seu amigo íntimo – a menos que desde o começo sua intenção seja conhecê-lo melhor para um possível relacionamento amoroso.
Amizade com homem comprometido
Pior ainda é quando a mulher tem amizade com um homem comprometido. Talvez ela pense que nunca será capaz de se apaixonar ou se relacionar amorosamente com ele ou trair o seu parceiro, caso ela também seja comprometida. Contudo pode ocorrer um momento propício para isso, como explica a escritora Cristiane Cardoso: “Deus nos ensina que temos que fugir da aparência do mal. De início não é errado nem pecado, mas isso pode levar você a cair. Em um certo momento você pode estar forte, mas, no dia que estiver fraca, isso será uma opção para você e aí é que mora o perigo”, pontua em seu podcast.
Muitas mulheres que mantêm esse tipo de amizade têm a sensação que são atraentes para outra pessoa e ficam felizes em receber elogios e olhares de homens que não sejam seus parceiros. É algo que ela não conseguiria com uma amiga, por exemplo. Cristiane faz mais um alerta: “a verdade é que, quando a pessoa gosta disso, ela não vai reconhecer, mas, no íntimo, ser desejada pelo sexo oposto a atrai e esses pensamentos vão alimentar a paixão ou a traição”.
Isso pode soar como algo radical, mas se você for esposa ou namorada, também não gostará que seu parceiro tenha amizade com o sexo oposto. “Quer você aceite ou não, isso é uma realidade. A amizade com o sexo oposto deve existir apenas se for para um relacionamento amoroso. Então, mantenha-se distante desse perigo. É óbvio que você vai trabalhar ou falar com homens, mas não crie esse contato ou intimidade. Faça e fale apenas o necessário”, finaliza a colunista.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo