João Kléber declara: “Prejudiquei casamento por causa do trabalho”

Apresentador descobre problema de saúde e se arrepende de priorizar a vida profissional

Imagem de capa - João Kléber declara: “Prejudiquei casamento por causa do trabalho”

No fim de maio, o apresentador João Kléber, de 62 anos, teve um sério problema cardíaco, que o fez refletir sobre as prioridades em sua vida. Após quase morrer, recebeu várias orientações médicas, contudo uma delas seria reduzir a carga de trabalho.

“Prejudiquei relacionamentos, casamento, por preocupação com o trabalho. Priorizava a TV. Eu tenho certeza de que joguei 30 anos da minha vida no lixo. Não dá para recuperar. Eu não tenho filhos. Hoje eu me arrependo”, desabafou o apresentador ao site ‘Notícias da TV’.

João Kleber realizou uma bateria de exames e descobriu que duas artérias estavam comprometidas. Assim sendo, poderia sofrer um AVC a qualquer momento.

Workaholic

A maioria das pessoas – para não dizer todas – tem a mesma atitude do apresentador. Só percebem o problema em estágio avançado, quando fica muito difícil revertê-lo. E, neste caso, não estamos falando apenas de sua saúde.

Hoje em dia é muito comum trocar o cônjuge ou a família pelo trabalho. São os workaholics, ou seja, viciados em trabalho. Mas, ao priorizá-lo, perdem nos relacionamentos.

Renato Cardoso co-autor de “Casamento Blindado”, viveu uma experiência parecida. No livro ele relata que nem em seu dia de folga ele deixava de lado as responsabilidades profissionais, o que deixava sua esposa, Cristiane, muito chateada.

“Eu trabalhava praticamente sete dias na semana. E lhe dizia que ela tinha que aceitar, se enquadrar na minha rotina, se conformar. Ela queria um pouquinho da minha atenção, mas o que eu dava era praticamente zero, e ainda ficava chateado com ela por insistir que eu tirasse um tempo para nós”, fala.

Equilíbrio

Renato lembra que o próprio Deus mostrou a necessidade de ter equilíbrio e separar um momento na semana para descansar e aproveitar o que tem. Ele mesmo fez isso após criar o ser humano (Leia Gênesis 2:2,3).

Da mesma forma, se você é um workaholic, deve entender a importância de dar uma pausa no trabalho, arejar a cabeça e dedicar tempo ao parceiro. “Nós, homens viciados no trabalho, temos que entender que o casamento também é um tipo de trabalho, uma empresa. Se você não trabalhar no seu casamento, inevitavelmente ele irá à falência”, alerta.

Mas como agir se seu cônjuge é um viciado em trabalho? Como fazê-lo mudar? Renato orienta que, em vez de impor, cobrar a mudança, é melhor inspirá-lo a mudar.

“Incentive-o a conversar, a sair, assistir um filme, fazer algo com você, planeje com antecedência o que fazer no fim de semana. Talvez quando ele tem um tempo vago, por não ter planos, preenche aquilo com o trabalho. Busque o equilíbrio para que não se torne um problema para nenhum dos dois”, explica.

Para ter mais conselhos e orientações sobre a vida amorosa, participe das palestras da Terapia do Amor que acontecem todas as quintas-feiras, no Templo de Salomão. Os horários são às 10h, 15h e 20h. O endereço é Avenida Celso Garcia, 605, Brás, zona leste de São Paulo.

Para encontrar o endereço de outras igrejas, onde também acontece essa mesma palestra, clique aqui.

imagem do author
Colaborador

Rafaella Rizzo / Fotos: Reprodução – Getty Images