A qualidade de vida começa com passos simples

Especialista explica por que fazer o básico todos os dias funciona melhor

Imagem de capa - A qualidade de vida começa com passos simples

Você quer ter mais saúde e disposição? Deseja parar de se sentir cansado? Talvez você esteja acima do peso ou lidando com alguma condição de saúde adversa, mas o seu objetivo é claro: ter uma vida saudável. Agora a pergunta é simples: o que você está fazendo todos os dias com o seu corpo? Suas atitudes diárias o aproximam ou o afastam desse objetivo?

Um corpo saudável exige escolhas corretas: alimentação adequada, equilíbrio na quantidade que se consome, prática de exercícios e abandono dos vícios. Muitas pessoas, porém, desejam fazer grandes mudanças, mas não conseguem dar passos simples e recorrem a desculpas, como a falta de tempo ou de dinheiro.

A verdade é que as alterações não acontecem de uma vez. Elas começam com pequenos passos, firmes e constantes, que, com o decorrer do tempo, produzem frutos reais.

O erro das mudanças radicais

O médico Jairo Guarienti, especialista em urgências e emergências, afirma que um erro comum das pessoas que pensam em mudar hábitos de saúde é buscar resultados rápidos. Por isso, elas acabam adotando medidas radicais, que produzem o efeito contrário e podem causar diversos problemas de saúde e comprometer a qualidade de vida.

Segundo ele, o que muitos ignoram é que mudanças simples e constantes costumam ser muito mais eficazes do que transformações radicais ou intensas demais. “É importante que o paciente saiba se enxergar como um todo e isso inclui ter consciência de que um hábito não é adquirido do dia para a noite. Nosso cérebro faz novas conexões neurais quando se inicia um novo comportamento, o que inclui a dieta e os exercícios físicos. Assim, desenvolver a habilidade de manter uma vida saudável aos poucos se tornará um hábito prazeroso”, explica.

Pequenas decisões

O Dr. Jairo destaca ainda que a decisão de melhorar a qualidade de vida já gera ânimo mental. No entanto é com o passar dos dias que a pessoa começa a perceber a evolução na disposição e em todas as áreas da vida.

“O corpo humano é muito inteligente. Pequenas mudanças, quando feitas com constância, geram grandes resultados”, garante.
Ele orienta a começar pelo básico: reduzir os excessos e incluir alguma atividade física pelo menos três vezes por semana. Com cerca de 40 minutos por dia, a pessoa já percebe uma melhora significativa na disposição, na clareza mental e na qualidade de vida. Para quem é sedentário, começar com pouco tempo e priorizar a regularidade é mais eficaz do que tentar fazer tudo de uma vez ou não começar.

A importância do sono para a saúde

Outro aspecto fundamental são as mudanças relacionadas ao sono, já que ele influencia diretamente a saúde física e mental. O médico fala por que ele é importante: “Durante a noite, nós produzimos a melatonina, o que nos faz ter um sono reparador. Durante o dia, liberamos cortisol para cumprir as atividades diárias. Quando não há um sono reparador, o ciclo circadiano fica comprometido, o que gera prejuízos em todo o dia do indivíduo”.

Saiba mais

Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Confira também os seus conteúdos no perfil @folhauniversal no Instagram.

Folha Universal, informações para a vida!

imagem do author
Colaborador

Núbia Onara / Arte sobre fotos: getty images / Arte: Gean França