Acionando o botão da economia
O elevado consumo de energia e água está diretamente ligado ao comportamento em casa. Aprenda a reduzir os gastos adotando medidas simples
Reajustes nas tarifas de água e energia elétrica já começaram a ser anunciados em diversas cidades brasileiras e devem pesar ainda mais no orçamento. De acordo com uma pesquisa da Serasa em parceria com o Instituto Opinion Box, em 2024, a maioria dos brasileiros comprometia cerca de 10% da renda mensal com o pagamento de serviços essenciais, como água, luz e gás. A informação mais preocupante, porém, é que um em cada dez brasileiros destinava até 40% dos ganhos mensais para manter essas contas em dia.
Esses dados são um excelente incentivo para passar a usar os recursos naturais com consciência. Na opinião de Marco Souto, especialista em eficiência energética e economia de recursos, a forma mais fácil de economizar é com a mudança de comportamentos.
Ele faz o seguinte alerta: “É importante entender que, quando abrimos a torneira ou acendemos a luz, esses recursos vêm de algum lugar e que eles têm um custo. A água que chega até a nossa casa e a energia que usamos diariamente são cobradas. Um estudo mostra que, ao rever hábitos simples do dia a dia, como tomar banhos mais curtos, evitar abrir a geladeira com frequência, usar a energia de forma consciente e economizar água, é possível reduzir as contas de consumo em até 50%”.
Trocas eficientes
Somado ao citado acima, outra estratégia para economizar a longo prazo é ter eletrodomésticos mais eficientes. Souto diz que “é fundamental priorizar equipamentos com classificação A do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que são mais eficientes e econômicos. Sempre que for adquirir um aparelho, essa deve ser a principal referência. Outra orientação importante é usar os equipamentos apenas quando necessário. Evite deixá-los ligados quando ninguém está no ambiente ou utilizá-los inadequadamente. Seguir corretamente as instruções do fabricante garante o uso eficiente e evita desperdícios”.
Outra dica de Souto é fazer escolhas mais eficientes na cozinha. O preparo de alimentos em equipamentos elétricos, como a air fryer, por exemplo, tende a ser mais econômico do que no forno a gás, seja encanado, seja de botijão. Essa diferença decorre do tamanho mais compacto da air fryer, do menor tempo de pré-aquecimento e da maior rapidez no preparo dos alimentos.
O meio ambiente agradece
A modificação de atitudes traz benefícios econômicos imediatos, mas também auxilia na preservação da natureza. “Água e energia são recursos finitos. Quando passamos a utilizá-los de forma responsável, também contribuímos diretamente para a preservação deles e para a proteção do meio ambiente”, destaca Souto. Na ilustração ao lado você conhecerá outras sugestões para economizar água e energia em casa.
Saiba mais
Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Confira também os seus conteúdos no perfil @folhauniversal no Instagram.
Folha Universal, informações para a vida!
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo