Women in Action realiza 16 dias de ativismo na África do Sul e Namíbia
Iniciativas ofereceram apoio e escuta a mais de 6 mil mulheres vítimas de violência
Entre os dias 25 de novembro e 10 de dezembro, o grupo Women in Action (Mulheres em Ação) promoveu ações sociais na África do Sul e na Namíbia durante a campanha global “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra Mulheres e Crianças”, mobilização que busca conscientizar e combater a violência de gênero. A iniciativa é importante porque o continente africano registra as maiores taxas de feminicídio do mundo, ou seja, o cenário é alarmante.

Durante esse período, voluntárias atuaram em diversas províncias sul-africanas e também na Namíbia em ações de aconselhamento e conscientização e na promoção de palestras e rodas de conversa. Além disso, foram doados exemplares do livro Da Ferida à Cicatriz, escrito por Márcia Pires, e criados espaços seguros para compartilhamento de experiências e passagem de orientação. Mais de 6 mil mulheres foram atendidas gratuitamente. As atividades ocorreram em abrigos, orfanatos, centros comunitários e urbanos, hospitais e praças públicas.
Segundo o Unicef, cerca de 16% das mulheres entre 15 e 49 anos na África do Sul já sofreram algum tipo de violência física, emocional e/ou sexual. Na Namíbia, a taxa foi de 28%, sendo as agressões física e emocional as mais relatadas. Além disso, no país, as adolescentes são mais propensas a serem vítimas de seus parceiros do que as mulheres mais velhas.
Ao longo de todo o ano, o Women in Action mantém conselheiras disponíveis para orientar sobre direitos, sinais de abuso e caminhos para a recuperação emocional, mantendo sempre a confidencialidade e a empatia.
Saiba mais
Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Confira também os seus conteúdos no perfil @folhauniversal no Instagram.
Folha Universal, informações para a vida!
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo