Chuvas fortes acendem o alerta para os perigos e a prevenção
Com a chegada do verão, a intensidade dos temporais exige cuidados redobrados
Em 2024, de acordo com dados do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), compilados pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), 253 pessoas morreram no Brasil em decorrência das fortes chuvas e quase um milhão de pessoas ficaram desalojadas ou desabrigadas em todo o território nacional, o que evidencia a dimensão dos impactos provocados por esses eventos climáticos.
Verão: período de alerta
Ao longo de todo o ano, a chuva pode provocar transtornos e colocar vidas em risco. No entanto é durante o verão que o perigo costuma ser maior. As chamadas chuvas de verão são intensas, rápidas e volumosas, o que aumenta significativamente a incidência de ocorrências graves.
Por isso, nessa estação, a atenção e os cuidados precisam ser redobrados.
Ludmyla Alcântara, tenente da Polícia Militar e diretora-adjunta de Comunicação da Defesa Civil do Estado de São Paulo, destaca que as chuvas fortes elevam o risco de alagamentos, enchentes, enxurradas, deslizamentos de terra, quedas de árvores e postes, além de causar danos a residências e vias públicas. Segundo ela, esse período exige maior atenção porque os impactos podem ocorrer de forma rápida, muitas vezes em poucos minutos, e colocam vidas em risco, especialmente em áreas mais vulneráveis.
Prevenção e cuidado
Ludmyla reforça que a prevenção salva vidas. Por isso, acompanhar os alertas, adotar medidas simples no dia a dia e respeitar as orientações da Defesa Civil são atitudes fundamentais para reduzir os riscos. “Em caso de dúvida ou perigo, não hesite em procurar ajuda. A segurança deve sempre vir em primeiro lugar. Em situações de emergência, procure locais seguros e elevados, mantenha crianças, idosos e pessoas com mobilidade reduzida protegidos e siga as orientações da Defesa Civil”, conclui Ludmyla.
Ludmyla Alcântara, tenente da Polícia Militar e diretora-adjunta de Comunicação da Defesa Civil do Estado de São Paulo
Saiba mais
Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Confira também os seus conteúdos no perfil @folhauniversal no Instagram.
Folha Universal, informações para a vida!
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo