Quando um namoro não deve virar casamento

Imagem de capa - Quando um namoro não deve virar casamento

Com vários problemas em seu namoro, a aluna Naira enviou uma pergunta ao programa Escola do Amor Responde. Ela diz que está em um relacionamento com um homem mais velho. Apesar de gostar dele, ela se sente confusa e insegura por causa de algumas situações incômodas. Confira os conselhos que os professores Renato e Cristiane Cardoso deram a ela.

Naira – Namoro um homem mais velho. Às vezes, não tenho certeza de que ele me ama a ponto de nos casarmos. Brigo com ele por bobagens e isso o deixa inseguro. Ele trabalha apenas como músico e não pensa no futuro. Apesar dos defeitos, gosto muito dele. Ele foi sincero comigo desde o começo e me contou que usa drogas e que já foi casado. Atualmente, ele não me chama mais para sair, a não ser quando é para ir aos shows dele. Ele não paga nada para mim, me pede dinheiro emprestado e, às vezes, nem devolve. Fico muito ansiosa com a indiferença dele. Quando forço carinho ou atenção, me sinto mal e frustrada. Estou com ele há um ano, mas não sei o que fazer.

Cristiane – Aluna, como você consegue tolerar tanta coisa assim? Além de ter que correr atrás dele, você paga tudo e ainda empresta dinheiro. Esse homem já mostrou que não quer se casar novamente. Ele deixa claro que não quer dar nenhum passo a mais nesse relacionamento. E, ainda assim, você continua com ele?

Renato – Eu diria que o fato de ele não querer dar um passo a mais é até uma ótima notícia. Isso porque, se você já está sofrendo no namoro, imagine o que passaria se você se casasse com ele.

Cristiane – Exatamente. A questão é que você, Naira, está fazendo questão de permanecer com alguém que já mostrou que não é a pessoa certa para estar ao seu lado. É como escolher ficar com um produto defeituoso ou estragado.
Renato – É o que nós sempre falamos: se você está vivendo um namoro extremamente conturbado e problemático, não se case. Caso contrário, você será mais uma daquelas pessoas que virão até nós pedindo um “conserto” no casamento. E o problema não é consertar o relacionamento, mas o fato de que ele nunca deveria ter sido mantido.

Cristiane – Você diz que está confusa, Naira, e isso acontece porque está em um relacionamento ruim, que não era para existir. A verdade é que, ao tolerar tudo isso e ainda correr atrás dele, você demonstra que não está se amando. Por causa da sua baixa autoestima, você não está pronta para estar em um relacionamento. Qualquer homem com quem você se envolva nessas condições vai tirar vantagem de você. Não se pode entrar em um relacionamento se sentindo inferior, mal-amada e desvalorizada, porque isso dá poder demais ao outro, que acaba se aproveitando, que é o que o seu namorado faz. Ele age assim porque você permite, já que,
sentindo-se diminuída, aceita qualquer coisa que venha dele. Por isso sempre dizemos que, para entrar em um relacionamento, a pessoa precisa estar bem consigo mesma, se amar, se valorizar e ter padrões. Isso é uma proteção para não permitir que alguém lhe faça mal.

Renato – Diante do que você está vivendo, não importa o quanto você goste dele. O “gostar” não sustenta um relacionamento e não é suficiente. É preciso muito mais do que sentimento. É necessário fazer o que é certo para que um relacionamento seja
bem-sucedido. E o que ele está fazendo com você não é certo. Isso já mostra que ele não tem perfil de marido. Se no namoro ele já se comporta dessa forma, no casamento tende a ser pior. O melhor tratamento que alguém recebe em um relacionamento é na fase do namoro, quando a outra pessoa está tentando conquistar e mostrar o seu melhor lado. Se esse é o melhor lado dele, o que você espera encontrar no futuro?

Cristiane – Você também mencionou que ele foi sincero ao falar sobre o uso de drogas. Mas você não pode se apegar apenas à sinceridade e ignorar o conteúdo do que foi dito. Afinal, isso é algo que prejudica seriamente qualquer relacionamento.

Renato – Se o problema ainda existe, não aja movida por pena ou pela ideia de que o seu amor vai ajudá-lo a mudar. Por conta de você estar em um namoro tão problemático, nossa orientação é que você não se case e encerre esse relacionamento. E, antes de entrar em outro, avalie o que precisa mudar em você e o por que tem atraído esse tipo de pessoa. Talvez, por carência e baixa autoestima, você tenha se submetido a tudo isso.

imagem do author
Colaborador

Camila Dantas / Foto: Rawpixel/gettyimages