O bom caráter e a genuidade

Nossas intenções revelam quem realmente somos

Imagem de capa - O bom caráter e a genuidade

[SARA – PARTE 2]

Por que você faz o que faz? A resposta a essa pergunta é como um diagnóstico que revela se você é genuína ou não, o que, aos olhos de Deus, faz completa diferença.

Como exemplo disso, temos a história de Sara e Agar: no período em que esteve no Egito, Sara ficou no palácio de faraó e teve acesso a um novo mundo. No palácio, ela conheceu Agar, uma serva egípcia que, ao que tudo indica, apresentou a Sara novos costumes, padrões de beleza e vaidades. A amizade entre elas floresceu tanto que, ao sair do Egito, Sara levou Agar como serva pessoal.

Sara via a beleza de Agar, sua proatividade, habilidade e inteligência e, em um momento de crise interior, tomou uma decisão precipitada. Ao se questionar se o chamado de Deus para Abraão também a incluía, Sara ofereceu Agar ao marido para que tivessem filhos por meio dela. Essa parecia a escolha ideal, mas não demorou para que o caos se instalasse. Ao engravidar de Abraão, Agar passou a desprezar sua senhora, revelando que servir não parecia ser sua intenção.

É fato que pessoas de bom caráter muitas vezes sofrem com quem se aproxima com o objetivo de tirar vantagem. Mas quantas sabem reagir a isso com o bem, sem guardar mágoas? Para Sara, a decepção e as humilhações causadas por Agar feriram profundamente seu coração e a fizeram errar na forma como reagiu às provocações.

Distintas pela intenção

Na comparação entre as duas, ambas falharam em suas atitudes: Sara errou ao pensar que Deus não a incluiria em Seu plano, oferecendo Agar ao marido como solução para que eles tivessem filhos. Já Agar se equivocou ao desprezar sua senhora e ser orgulhosa a ponto de não reconhecer sua traição emocional. E o que as diferencia? A intenção. Apesar de externamente ambas terem culpa, interiormente Sara falhou tentando fazer o melhor a todos, sendo genuína. Já Agar agia centrada em si, como aquelas pessoas que dizem: “Se eu não me ajudar, quem vai fazer isso?”

Por isso, leitora, faça um autoexame: suas atitudes são pensadas para agradar a Deus ou para obter benefício pessoal? Deus não procura mulheres espertas, mas sinceras naquilo que fazem. Avalie suas intenções por trás de cada ação. Saiba mais sobre Agar e Sara na série Mulheres da Bíblia, apresentada por Cristiane Cardoso no UNIVER Vídeo. Na plataforma univervideo.com, busque por Temporada 2 (T2), episódio 2.

Saiba mais

Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Confira também os seus conteúdos no perfil @folhauniversal no Instagram.

Folha Universal, informações para a vida!

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: divulgação