Aprenda a criar os hábitos certos
Tudo que fazemos é um hábito enraizado ou que estamos criando. Por isso, precisamos conscientemente cultivar e alimentar bons costumes
Sua rotina, alimentação e até o que veste tem base em ações que foram repetidas tantas vezes que tornaram-se hábitos que você segue sem nem perceber. Agora, se você analisar a sua vida, isso é algo bom ou ruim? Seus dias são organizados? Suas escolhas são saudáveis?
Independentemente das respostas, você pode mudar seus hábitos, seja fazendo uma mudança drástica, seja melhorando o que já é bom.
Alguns estudos apontam que em 21 dias de empenho você já é capaz de adotar um novo hábito. Outros discordam e estabelecem um prazo maior, que pode variar de 60 dias a 12 meses. Mas, calma! Isso não é motivo para que você desanime, pelo contrário. Um hábito é construído diariamente e, às vezes, ainda requer manutenção, e até os hábitos ruins foram construídos assim. Esta época do ano é propícia para falarmos disso.
Cuidado com a empolgação
O novo ano mal começou e sua lista de metas para ele deve estar fresca na memória, acompanhada da empolgação de cumprir cada uma delas. A psicanalista e pesquisadora Elainne Ourives explica que o cérebro libera dopamina (neurotransmissor do prazer) ao projetar um futuro melhor: “O problema é que essa sensação é passageira. Ela vem da antecipação e não da execução e, por isso, a empolgação da virada é intensa, mas difícil de sustentar. A motivação verdadeira não surge da passagem de um dia para o outro no calendário, mas do autoconhecimento, do reconhecimento de quais metas fazem sentido e não apenas do que ‘deveria’ mudar”.
Tirando os planos do papel
Reavalie seus objetivos
- Cuidado com os exageros, metas inalcançáveis ou que foram escritas com base na comparação com outras pessoas.
Defina os detalhes
- É mais fácil adotar um novo hábito quando os objetivos são claros e mensuráveis.
Dê um passo de cada vez
-
O cérebro resiste a transformações bruscas. Então, se reeduque para que um hábito novo se torne algo familiar aos poucos.
Evite a frustração
Suas metas e novos hábitos devem condizer com sua realidade e ser baseados no que você realmente precisa e deseja. Se você deseja ser mais saudável neste ano, defina pequenos hábitos a serem inseridos em sua rotina, como caminhar todos os dias por 30 minutos, planejar as refeições diárias e fazer um check-up médico. “Quando a meta é muito grande ou está longe, o cérebro a entende como ameaça e não como desafio. Por isso, é mais eficaz definir metas progressivas, que geram a sensação de conquista e mantêm a dopamina ativa”, orienta.
Bons hábitos dependem das escolhas que você faz diariamente, sem mudanças que, se não cumpridas, causarão decepção. As mudanças não acontecem de uma hora para a outra e, por isso, é importante ter ciência do que deseja e progredir dia a dia.


Defina sua prioridade
Estima-se que um adulto tome mais de 30 mil decisões ao longo do dia e, dentre elas, 40% são, na verdade, hábitos, de acordo com o livro O Poder do Hábito, de Charles Duhigg. Isso revela que muito do que acreditamos que decidimos é definido pelo nosso subconsciente e, por isso, a Palavra de Deus nos orienta a renovar a nossa mente (Romanos 12:2).
Lembre-se de que o seu relacionamento com Deus também é construído por meio de hábitos. É você quem define como seu tempo é utilizado e o quanto será dedicado a orar, ler e meditar na Palavra de Deus, ir à igreja, servir voluntariamente, jejuar e fazer algum propósito. Isso contribui para que você viva uma vida em santidade e levará você a conquistar aquela que deve ser a principal e maior de todas as suas metas: a salvação.
Um segredo
O Bispo Edir Macedo destaca que o segredo para concretizar algo também passa pela fé. “Não são poucos aqueles que têm o péssimo hábito de começar um projeto e não concluir. Veem o tempo passar e não concretizam um só plano, apesar de suspirarem e sonharem com isso. (…). Para qualquer realização é preciso ter fé, planejamento, atitude e perseverança”, escreve ele, em comentário sobre a passagem bíblica de Neemias 6:15, na Bíblia Sagrada com Anotações de Fé do Bispo Edir Macedo.
Saiba mais
Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Confira também os seus conteúdos no perfil @folhauniversal no Instagram.
Folha Universal, informações para a vida!
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo