De amigos de copo a irmãos na fé
No passado, a bebida unia os dois Luízes. Hoje, transformados, levam juntos a fé a comunidades rurais
Luiz Fonseca e Luiz Antônio da Silva tinham muito em comum antes de conhecerem a fé cristã: ambos eram ateus, viciados em álcool e unidos por uma amizade construída nas noites em que bebiam. “No final do ano, a gente bebia todas. Éramos amigos de copo mesmo”, relembra Luiz Fonseca. Naquele tempo, ninguém imaginava que os dois se tornariam testemunhos vivos da transformação operada pelo Senhor Jesus.
Fonseca não acreditava nem em Deus nem no diabo. Já Antônio tinha dores profundas geradas por conflitos familiares. “Eu saía de casa na sexta-feira e não voltava. Minha vida estava totalmente destruída”, recorda.
Transformação inspiradora
A mudança de Fonseca começou de forma simples: “Quando liguei a TV, me deparei com um pastor pregando. Parecia que alguém tinha contado a minha situação a ele. Me levantei daquele sofá velho. Eu já tinha tomado meio litro de conhaque. Perguntei à minha esposa onde ficava a Igreja Universal em Jacareí (cidade do interior de São Paulo). Ela respondeu que era perto da rodoviária. Então, eu disse: ‘Vamos lá’. E fomos. Quando cheguei, era um salão muito pequeno e tão quente que quase não dava para suportar o calor. Era 1989 e ali Jesus mudou a minha vida”.
Livre do alcoolismo depois de fazer um voto com Deus, Fonseca decidiu compartilhar a fé com quem estava mais perto: o amigo. “Eu falei para ele: ‘Você precisa buscar Jesus. Só Ele pode mudar a sua vida’”, disse. Ao ver a transformação daquele que sempre foi o mais incrédulo e resistente, Antônio tomou uma decisão: “Se Deus mudou a vida dele, também pode mudar a minha”.
Conversão de Antônio
Em 14 de agosto de 2002, depois de anos de oração de sua esposa, Antônio entrou pela primeira vez em um culto. “Eu estava pensando em suicídio, mas naquele dia ouvi a Palavra e comecei uma caminhada com Deus”, relata. Ele conta que, depois de um tempo, algo começou a incomodá-lo e ele tomou a seguinte atitude: “Eu decidi não ficar só ouvindo, mas servir a Deus. Recebi o convite para entrar no Grupo de Evangelização e foi quando fui batizado com o Espírito Santo. Em 19 de dezembro de 2007, eu fui levantado a obreiro”.
Juntos em uma missão
Alguns anos depois, como forma de gratidão a Deus, Fonseca resolveu vender uma casa e construir um núcleo de oração na zona rural, a cerca de 20 quilômetros da sede da Igreja, onde não havia transporte público. “Eu pensei: ‘Vou ganhar almas para Jesus’”, afirma. Sem títulos e longe dos holofotes, ao lado da esposa, dona Carminha, o trabalho começou a dar frutos.
No mesmo período, Antônio recebeu do pastor a missão de fazer as reuniões neste novo núcleo e, ao assumi-la, enfrentou chuva, estrada de terra e dificuldades. “Tinha dia que acabava a luz e o povo acendia lanterna para continuar a reunião. Isso também nos ajudava a avivar a fé, pois, ao ver a fé daquele povo, nós nos animávamos e nos fortalecíamos espiritualmente. Não havia tempo ruim: íamos a pé, de bicicleta ou de ônibus, mas sempre estávamos lá, perseverando. E Deus, em Sua misericórdia, nos dava forças para continuar”, lembra.


Frutos do trabalho
Do pequeno núcleo, surgiram obreiros e até pastores. Um deles, hoje, está em missão no Japão. E assim, eles, que antes levavam uma vida de destruição, agora dão testemunho de que ninguém está longe demais que não possa ser alcançado pelo Senhor Jesus. Hoje, aos 71 anos, Fonseca compartilha sua história de transformação: “Eu sou só um obreiro do campo, mas eu e minha casa servimos ao Senhor”. Antônio, aos 68 anos, relata: “Onde abundou o pecado, superabundou a graça. A amizade que antes nos levava à perdição, hoje nos une para salvar almas. Eu creio que Deus tem prazer e nos dará forças para muito mais ou para que outros que vierem depois continuem esse trabalho que dá frutos e glorifica o Nome do Senhor Jesus”.
Saiba mais
Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Confira também os seus conteúdos no perfil @folhauniversal no Instagram.
Folha Universal, informações para a vida!
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo