Fogo Cruzado 3 destaca o poder das escolhas

Direcionado aos adolescentes, o último livro da trilogia de Méuri Luiza reúne temas como medos e busca por aceitação e mostra como decisões tomadas nesta fase da vida podem impactar o futuro

Imagem de capa - Fogo Cruzado 3 destaca o poder das escolhas

Tomar decisões é uma atitude associada à vida adulta, mas está no centro de Fogo Cruzado 3: O adeus, o último livro da trilogia infantojuvenil escrita por Méuri Luiza e publicada pela Unipro Editora. A série acompanha a história de Susan Harrington, uma adolescente acostumada a uma vida simples que vê sua rotina ser modificada ao se mudar para a cidade grande.

Desde o primeiro livro, os leitores têm contato com questões típicas da adolescência, como medos, frustrações, inveja, relacionamentos e a busca por aceitação. Neste novo volume, porém, a narrativa aprofunda ainda mais o tema da decisão, mostrando como as escolhas feitas nessa fase podem impactar o futuro.

Escolhas e consequências

Muito mais do que entretenimento, a trilogia Fogo Cruzado convida o adolescente a refletir sobre as consequências dos caminhos que cada personagem percorre. Além de Susan, os leitores também conhecem Benni, Grace e Jonny e as histórias deles ajudam a ilustrar, de forma prática, como atitudes e escolhas moldam o rumo da nossa vida.

“Além de ser uma história muito atual, os adolescentes vão se identificar: eles podem se ver nos personagens e nas suas tomadas de decisão, o que pode norteá-los a decidir o que é justo, mesmo que contrarie seus desejos, para ter um bom final, ou a seguir o que é errado e enfrentar consequências indesejadas”, disse a autora à Folha Universal.

Novidades do terceiro livro

Méuri Luiza adianta que o terceiro volume reserva surpresas para os leitores. Segundo ela, a trama ganha ainda mais intensidade com a chegada de novos personagens, responsáveis por provocar grandes reviravoltas e abalar a estrutura dos demais. A proposta é conduzir o público por uma narrativa dinâmica e envolvente, que mantém o interesse até o momento final da história.

Ao falar sobre a jornada dos protagonistas, Méuri Luiza destaca a importância de os leitores perceberem o risco de acreditar na ideia de que “nunca é tarde demais”, expressão que sugere que sempre haverá tempo para mudar ou agir. “Quem pensa assim corre o risco de ver seu sonho desvanecer para sempre”, alerta.

Literatura cristã

Em meio a tantos conteúdos nocivos ao desenvolvimento da mente dos adolescentes, a trilogia Fogo Cruzado chega com a proposta de apresentar os valores cristãos a eles. Sem fechar os olhos para os desafios impostos pela influência do mundo sobre relacionamentos e comportamentos, a obra mostra que andar contra a multidão ainda é o melhor caminho.

“Todos os personagens tiveram a oportunidade de mudar o rumo de suas vidas. Aqueles que decidiram obedecer a Deus colheram de acordo com Suas Promessas, já os que decidiram seguir seus sentimentos e desejos colheram somente o que o mundo oferece”, diz.

Já disponível

O lançamento oficial do terceiro volume da trilogia Fogo Cruzado ocorreu no primeiro fim de semana de janeiro, durante a Feira do Conhecimento Bíblico do Força Teen Universal (FTU), realizada no Templo de Salomão, em São Paulo.

O livro pode ser adquirido nas versões impressa e digital pelo site arcacenter.com. Também é possível fazer a leitura digital por meio do aplicativo Arcabooks, disponível para os sistemas Android e iOS.

Saiba mais

Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Confira também os seus conteúdos no perfil @folhauniversal no Instagram.

Folha Universal, informações para a vida!

imagem do author
Colaborador

Cinthia Cardoso / Fotos: Guilherme Branco