Solteiro por opção ou por exaustão?

Entenda as razões que levam muitas pessoas a desistirem de investir na vida amorosa

Imagem de capa - Solteiro por opção ou por exaustão?

O Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela que, apesar de aproximadamente 90,3 milhões de brasileiros viverem em união conjugal, seja casamento formal ou união estável, milhões de pessoas ainda permanecem solteiras.

Até o século passado, casar-se era um dos principais objetivos do ser humano, mas, com o passar do tempo, esse desejo ficou para trás. Homens e mulheres que quando crianças sonhavam em constituir uma família hoje consideram o matrimônio algo ultrapassado.

O que desencadeou esse comportamento na sociedade?

O psicólogo André Luiz Traves aponta que os principais motivos que levam muitas pessoas a optarem pela solteirice são o desejo de liberdade, o desenvolvimento profissional, a autonomia, as conquistas pessoais ou até mesmo as decepções amorosas.

Segundo ele, atualmente “percebe-se que algumas pessoas têm muita dificuldade em se comprometer com o outro e mostram com seu comportamento que priorizam apenas a si mesmas”.

Frequentemente ouvimos pessoas reclamarem do desafio que é se relacionar com alguém, o que é verdade, uma vez que a vida a dois exige sacrifícios e poucos estão dispostos a renunciar ao seu estilo de vida em prol do relacionamento.

Identifique o seu perfil

Embora alguns digam que estão bem resolvidos com a solteirice – e de fato estejam vivendo uma etapa de desenvolvimento pessoal e emocional –, há muitos que se mantêm nessa condição para esconder marcas de desilusões e frustrações na vida amorosa e se proteger, pois temem futuras vivências desfavoráveis.

Amor inteligente

“Para ser feliz na vida amorosa, você precisa usar a inteligência e deixar que a sua cabeça o conduza a fazer a escolha certa e não o sentimento. Só assim você vai conseguir construir uma vida amorosa feliz”

Bispo Renato Cardoso

Ou seja, existem dois tipos de solteiros. Em qual deles você se encaixa?

Solteiro por opção: ele costuma enxergar o período de solteirice como uma oportunidade para curar feridas de experiências do passado, investir no autoconhecimento, reorganizar sua vida espiritual, desenvolver o amor-próprio e focar em conquistas pessoais sem precisar se preocupar com as responsabilidades e exigências que a pessoa que está em um relacionamento tem de assumir.

Solteiro por exaustão: é quem optou por permanecer nesse estado civil em consequência de alguma decepção na vida amorosa, frustração, desgaste emocional ou porque nutre o sentimento de que não faz sentido insistir em algo que só tem dado errado. Ele já se cansou de lutar para ter um relacionamento feliz e, por isso, não considera a solteirice como uma fase da vida que pode ser valiosa e produtiva.

Geralmente, a pessoa que se fecha para o amor já viveu experiências muito negativas em relacionamentos anteriores e as inúmeras tentativas frustradas de encontrar alguém interessante, que atendesse às suas expectativas, acabaram fazendo com que ela desistisse de se envolver amorosamente de novo.

A autoavaliação é necessária

Normalmente, a pessoa tem facilidade de identificar e apontar os erros do ex-parceiro, que, segundo ela, teriam causado o término do relacionamento. Contudo, em vez de concentrar suas energias em culpar o outro, é fundamental fazer uma autoavaliação sincera, capaz de identificar as próprias falhas e, especialmente, as raízes desses comportamentos que também contribuíram para o fracasso da relação.

Esse processo individual e intransferível permite que a pessoa invista na cura interior e no aprimoramento pessoal e a prepara para viver um novo relacionamento de forma madura e saudável.

O segredo da felicidade amorosa

Se você decidiu abrir mão da vida a dois pelo fato de ter vivido várias decepções, é importante que entenda que ignorar essa área tão importante não resolverá o problema. Pelo contrário: ele permanecerá latente, corroendo seu interior, sua alma.

Então, antes de tudo, o que você precisa é aprender a ser feliz consigo mesmo. Para isso, busque em Deus a cura do seu interior, supere os traumas do passado e permita-se ser um solteiro feliz. Lembre-se de que a felicidade não depende de um relacionamento, mas de estar bem resolvido consigo mesmo.

Terapia do Amor

Todas as quintas-feiras, na Terapia do Amor, você aprende a praticar o amor inteligente e, consequentemente, a construir uma vida amorosa saudável e feliz. Encontre abaixo a localidade da Terapia do Amor mais próxima de você.

Saiba mais

Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Confira também os seus conteúdos no perfil @folhauniversal no Instagram.

Folha Universal, informações para a vida!

imagem do author
Colaborador

Thayná Andrade / Foto: roshinio/getty images