Grande batismo marca ação no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís (MA)

Na oportunidade, dezenas de mulheres tomaram essa importante decisão. Saiba como foi

Imagem de capa - Grande batismo marca ação no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís (MA)

Há pouco tempo, voluntários do programa social Universal nos Presídios (UNP) realizaram um grande batismo no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís, no estado do Maranhão, especialmente na unidade prisional feminina.

O que devemos ressaltar

O objetivo maior do momento foi fortalecer a fé das participantes e incentivá-las a buscar conhecimento por meio da Palavra de Deus.

Como foi

  • A ação contou com a presença especial do Bispo Tiago Lemos, responsável pelo trabalho evangelístico da Universal do estado do Maranhão, e de sua esposa, Gabriela Machado de Oliveira, e reuniu as detentas em um momento de fé, reflexão e decisão espiritual.
  • A iniciativa teve duração aproximada de três horas, das 13h às 16h.
  • Além da mensagem de fé, houve a realização do batismo nas águas e o atendimento espiritual a outras internas.
  • Ao todo, cerca de 70 mulheres participaram do encontro, sendo que 25 decidiram se batizar — o primeiro grande batismo realizado na unidade feminina.
  • Inclusive, as 25 internas batizadas receberam, cada uma, um exemplar da Bíblia.

Mensagem de fé

Baseado na passagem bíblica de Mateus 25:36 — “Estive na prisão, e fostes me ver” — o Bispo Tiago Lemos levou uma mensagem de salvação e arrependimento às detentas, destacando que o alcance da fé também se estende àqueles que se encontram privados de liberdade.

Nesse ínterim, durante o evento, mulheres que aceitaram o convite para uma nova vida desceram às águas como símbolo de mudança e recomeço.

Depoimento do Pastor responsável

O trabalho evangelístico nesse presídio é conduzido pelo Pastor Aníbal da Rocha Vieira Filho, conhecido como Pastor Rocha, responsável pelo trabalho evangelístico da UNP no estado. Em depoimento, ele destacou o significado espiritual da ação:

  • “O batismo nas águas é o resultado do trabalho contínuo que a UNP realiza diariamente nas unidades prisionais, levando a Palavra de Deus e ensinando que, para alcançar a salvação, é necessário o arrependimento.”
  • “Quando a pessoa se arrepende de seus pecados, ela toma a decisão de descer às águas e tornar-se uma nova criatura, deixando para trás os erros do passado e iniciando uma nova história com o Senhor Jesus Cristo. Esse ato representa o primeiro passo no caminho da salvação.”

Aliás, o Pastor também ressaltou que a realização do evento foi motivo de grande alegria para os voluntários. Segundo ele, o batismo evidencia que a mensagem anunciada ao longo do tempo gerou frutos e resultou em vidas transformadas.

Voz de uma voluntária presente

Inclusive, entre os voluntários presentes estava Leila Nunes e Silva, que atua há 14 anos no trabalho evangelístico da UNP. Ela compartilhou sua experiência ao acompanhar as detentas até o momento do batismo:

  • “Ser voluntária significa servir ao Senhor Jesus e cumprir a Sua vontade, estando onde Ele estaria e acolhendo aqueles que sofrem. Ao observar o olhar dessas mulheres, marcado pela dor, angústia e tristeza, é possível perceber também o sentimento do próprio Senhor ali presente.”

Posteriormente, Leila destacou ainda que o principal compromisso do grupo é oferecer apoio emocional, social e espiritual às internas. Ademais, para ela, acompanhar o batismo foi uma experiência marcante.

  • “Pude vivenciar uma das maiores alegrias que alguém pode ter: presenciar o nascimento de uma nova criatura para o Reino de Deus.”
App da Bíblia Fiel

Por fim, acompanhe o versículo mencionado nesta matéria diretamente no app da Bíblia Fiel Comentada. Para isso, basta baixar agora mesmo e aproveitar todos os recursos, a qualquer hora e em qualquer lugar, de forma prática e acessível pelo seu celular.

Android – Clique aqui e faça o download agora!

IOS – Clique aqui e faça o download agora!

imagem do author
Colaborador

Débora Picelli/ Fotos: UNP de São Luís (MA)