Pare de perseguir a felicidade

O segredo para alcançá-la pode ser mais simples do que você imagina

Imagem de capa - Pare de perseguir a felicidade

A busca pela felicidade parece uma luta interminável. Nessa procura solitária, muitos correm como ratos em uma roda, ou seja, presos a um círculo vicioso que não leva a lugar nenhum. Há os que perdem o rumo ao tentar encontrá-la desesperadamente da maneira errada, na obtenção de bens materiais, status profissional, títulos acadêmicos, nas redes sociais, nas drogas e até em relações equivocadas ou abusivas. No fim, eles só encontram frustração, vazio, tristeza e desperdício de tempo. Contudo alcançar a tão sonhada felicidade talvez seja bem mais simples do que imaginam.

Encontre um propósito

Um estudo realizado ao longo de seis anos pela Universidade Cornell, nos Estados Unidos, com jovens de 13 a 28 anos da Geração Z, apontou um caminho simples para alcançar a felicidade: ter um propósito. Parte dos participantes recebeu US$ 400 e foi incentivada a investir no que consideravam mais importante, como ajudar a si mesmos, suas comunidades ou familiares, enquanto outro grupo não recebeu nada. Quem recebeu o valor apresentou contribuições significativas e registrou pontuações muito superiores em senso de pertencimento, bem-estar, propósito e utilidade, em comparação aos que não receberam dinheiro.

Dá para ser feliz de forma duradoura?

Os sentimentos positivos detectados durante a pesquisa duraram até oito semanas depois do recebimento da contribuição. Mas será que existe algo que traga a felicidade duradoura? A resposta do Bispo Renato Cardoso é afirmativa. Inclusive, ele já abordou esse tema em vídeos no YouTube e destacou: “Quanto mais você foca em si mesmo, de forma egoísta, mais infeliz você é. Quanto mais você foca em ajudar, servir e ser um impacto positivo na vida dos outros, mais feliz você é”.

A solução é o amor

Segundo o Bispo Renato, a busca por vantagem própria e o desejo de prejudicar os outros levam a maquinações, ansiedade, insônia e problemas de saúde causados pelo estresse e pela mágoa. “Os ensinamentos de Jesus são a solução: amar os inimigos, fazer o bem sem esperar nada em troca, ser misericordioso, não julgar nem condenar. Não é sobre o inimigo merecer, mas sobre você mesmo ser o principal beneficiário.

Ao amar, você rouba o poder da raiva, do ódio e do desejo de vingança e se preenche com o bem”, esclarece.

“Dai, e ser-vos-á dado”

O Bispo ainda diz que “ao contrário da lógica humana de reter e acumular, Jesus ensina que dar generosamente, em boa medida, transbordante, leva a um recebimento ainda maior: dar para receber. ‘Dai, e ser-vos-á dado’ (Lucas 6:38). Comece a se perguntar: ‘O que eu posso fazer pelos outros?’, em vez de ‘O que eu quero dos outros?’. Em casa, lave a louça para aliviar a tarefa da sua mãe, sem esperar elogios ou recompensa. No trabalho, seja o funcionário que busca ajudar e ser uma influência positiva, em vez de apenas bater o cartão”.

Fonte de alegria

O caminho para a felicidade pode ser encontrado na passagem bíblica descrita em Neemias 8:10: “A alegria do Senhor é a vossa força”. E no aplicativo Bíblia Fiel Comentada lemos a seguinte reflexão do Bispo Edir Macedo: “A Fonte de alegria da pessoa salva é a presença do Altíssimo.

Além disso, sua alma tem prazer, ainda que viva situações desfavoráveis e dolorosas. Já a alegria oferecida pelo mundo é alimentada pelas emoções, por isso, é momentânea e circunstancial. Outra grande diferença é que a alegria que vem de Deus jorra vigor, força e ânimo constantemente, a fim de fazer o salvo continuar lutando a cada novo desafio”.

Caminho já pavimentado

Considerando as pesquisas científicas e a Palavra de Deus, é possível concluir que podemos encontrar a felicidade mesmo ao enfrentar as dificuldades que a vida inevitavelmente nos apresenta. Quando focamos em fazer o bem e a diferença na vida dos outros, em vez de buscar a própria satisfação, somos capazes de realmente encontrá-la. Ter um propósito e uma conduta baseada nos ensinamentos do Senhor Jesus e, mais do que isso, entregar nossa vida a Ele completamente são o caminho já pavimentado. Se você ainda não segue essa estrada, mude de rota. Procure a Universal mais próxima e aprenda a ser feliz.

imagem do author
Colaborador

Eduardo Prestes / Foto: DNY59/getty images