Aluna quer se casar, mas sem perder a pensão do ex-marido

Imagem de capa - Aluna quer se casar, mas sem perder a pensão do ex-marido

Casar-se novamente ou manter a pensão do ex? Essa é a questão de uma aluna que buscou a ajuda dos professores Renato e Cristiane Cardoso, por meio do programa Escola do Amor Responde. Ela contou que se separou há um ano, está em um novo relacionamento e pretende obter a bênção matrimonial. Ela, no entanto, não quer oficializar o casamento no cartório para não perder o benefício da pensão. Confira o que o casal respondeu em relação à dúvida dela.

Aluna – Me separei há um ano. Fiquei casada por dez anos, mas a relação se tornou insustentável. Agora, estou namorando outro homem. Nós estamos nos dando bem e queremos apresentar o nosso relacionamento na Igreja e fazer o casamento religioso. Eu, entretanto, não gostaria de me casar no civil para não perder a pensão que recebo do meu ex-marido. Estou agindo certo?

Renato – Há tantos pontos aqui que fica difícil saber por onde começar. Você terminou o casamento há apenas um ano, já está em outro relacionamento e quer se casar novamente. Depois da separação, o indicado é que, entre um relacionamento e outro, a pessoa tenha um período de autocuidado e análise. Com isso, ela pode aprender com os erros e fazer escolhas certas para o próximo relacionamento. Então, o ideal é que, antes de tudo, você reserve um tempo para se limpar e se consertar. Assim, você ficaria bem para escolher certo e não apenas para suprir uma carência ou para mostrar algo a alguém.

Cristiane – Só o fato de você fazer essa pergunta mostra que você já sabe que está errada. Além de não ter reservado um tempo para si mesma e para fazer as mudanças necessárias depois da separação, você está errada na forma como está conduzindo esse novo relacionamento.

Renato – Agora outro ponto: você usou a palavra “separada”. Não sei se quis dizer o divórcio legalizado pela lei. Se você não tiver assinado o divórcio e ainda estiver casada pela lei, você está em adultério. Você não quer perder a pensão, mas também deseja manter o seu relacionamento atual. Pela forma como colocou a situação, parece que o seu foco principal é realmente a pensão.

Você pode consultar um advogado da área de família para receber uma orientação mais precisa, mas, pelo que eu sei, o casamento religioso não tem ligação direta com o casamento civil. Naturalmente, uma igreja séria não realizará uma cerimônia religiosa se a pessoa ainda estiver casada com outra perante a lei. E, mesmo que um pastor fizesse a cerimônia, você não estaria casada legalmente, já que nada estaria registrado em cartório. Ou seja: casar-se apenas no religioso não gera vínculo civil. Além disso, o fato de você estar em um novo relacionamento, por si só, já pode desqualificá-la para receber a pensão. A lei entende que, ao iniciar uma relação estável, o ex-marido pode pedir a suspensão do benefício, pois existe outra pessoa que, em tese, poderia contribuir para o seu sustento.

Cristiane – Você precisa entender que, ainda que queira apresentar seu relacionamento a Deus, seu comportamento está errado. Você estaria roubando uma pessoa. Como pedir para Deus a abençoar se você está agindo com injustiça?

Renato – Você quer ganhar do ex-marido e ter um novo marido. Você está agindo errado diante de Deus, do seu ex-marido e da sociedade. Então, para se consertar, se ainda não assinou o divórcio, o concretize legalmente. E, uma vez divorciada, ao estar em uma nova relação, você, de fato, perderá na questão financeira. Se não quer perder essa pensão, fique sozinha. Agora, se quiser ter alguém, você deverá abrir mão desse valor.

Procure um cartório, marque a data e se case com essa pessoa: aí você terá a bênção sobre sua vida. Você precisa dar muitos passos e tomar decisões. Para ter uma ajuda mais profunda, vá a uma Igreja Universal e converse com um pastor. Ele a orientará com mais precisão.

Saiba mais

Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Confira também os seus conteúdos no perfil @folhauniversal no Instagram.

Folha Universal, informações para a vida!

imagem do author
Colaborador

Camila Dantas / Foto: Prostock-Studio/getty images