“A vontade de roubar era mais forte do que eu”

Depois de anos mergulhado no crime e de ter sido preso diversas vezes, Edvaldo Gonçalves encontrou um novo caminho

Imagem de capa - “A vontade de roubar era mais forte do que eu”

Por influência de amigos, o empresário Edvaldo Gonçalves Fontes, de 58 anos, ingressou na criminalidade ainda na adolescência. Aos 15 anos, ele realizou o primeiro assalto a banco e o sucesso da ação o impulsionou a seguir nesse caminho. Logo depois veio o segundo convite e, a seguir, a formação de uma quadrilha especializada.

Ele queria parar, mas não conseguia

Durante um tempo, tudo parecia que estava dando certo, mas, em uma das tentativas de assalto, ele foi preso em flagrante. Com isso, teve de cumprir quase seis anos de prisão e respondeu a diversos processos que poderiam resultar em condenação de até 30 anos. “Nesse período, pensei em parar, mas o desejo de continuar a cometer crimes era maior do que o de mudar. Então, ao sair da prisão, voltei a praticar assaltos, o que me levou a ser preso de novo”, diz.

Com o passar dos anos, ele se casou e teve uma filha, mas continuou envolvido com o crime. “Antes de sair para assaltar, eu pensava na minha família e prometia à minha esposa que iria trabalhar. Ela acreditava, mas eu voltava para o crime. Não me faltava dinheiro, mas a vontade de roubar era mais forte do que eu.” Em uma das ações, ele enfrentou cerca de 40 minutos de intenso tiroteio com a polícia.

Ele venceu o preconceito

A sua mudança ocorreu graças à insistência de sua sogra, que já frequentava a Universal. “Eu resistia e dizia que lá só tinha ladrão. Mas aceitei o convite e, na primeira reunião a que fui, percebi algo diferente. Resolvi continuar indo e, aos poucos, o desejo pelos vícios e pelo crime foram desaparecendo”, afirma.

A alegria que vem do Alto

Ele, então, decidiu entregar sua vida a Deus e, assim, se tornou um novo homem. “Naquele momento, Deus não olhou para o meu passado, mas me recebeu como filho. Hoje sinto uma alegria que o mundo não é capaz de dar”, declara.

Uma mudança completa

A transformação dele não foi só interna. Em dia com a justiça e com a sociedade, ele construiu uma nova história. “Hoje tenho minha própria empresa e sou exemplo para todos. Antes eu não respeitava ninguém e agora tenho o caráter de Deus em mim”, conclui.

Saiba mais

Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Confira também os seus conteúdos no perfil @folhauniversal no Instagram.

Folha Universal, informações para a vida!

imagem do author
Colaborador

Camila Dantas / Foto: Reprodução