Qual é a sua bíblia?
O Godllywood Autoajuda de setembro ensinou às mulheres sobre as muitas mentiras que reunimos sobre nós mesmas e a única verdade que devemos crer
Seja qual for a Bíblia Sagrada a que você tenha acesso – física ou digital, com capa dura ou personalizada, em português ou qualquer outro idioma –, uma coisa é certa: só existe uma Bíblia Sagrada, uma Palavra de Deus. É nela que acompanhamos a história da Humanidade, desde a fundação do mundo até a profecia sobre a nova Jerusalém.
No entanto, pode ser que você esteja seguindo outra bíblia. Cada pessoa reúne suas experiências pessoais, as palavras que ouve ao longo da vida e os achismos sobre si e sobre as demais pessoas para formar suas crenças. Essas convicções constituem uma bíblia particular, que rege as ações, as reações, as desculpas e as consequências.

Nossas bíblias
O que é a sua bíblia pessoal? É a coleção de informações da sua vida. “É a sua verdade. A sua criação, o que você viu, o que você ouviu, as amizades que você teve, os lugares que você morou e trabalhou, as pessoas que você conheceu, as vozes que você já ouviu nesse mundo sobre casamento, sobre mulher, sobre juventude, sobre curtir a vida, sobre religião, sobre Deus. Enfim, todos os assuntos. Somos uma coleção de tudo o que a gente teve acesso nessa vida”, explicou Cristiane Cardoso na palestra do Godllywood Autoajuda realizada no Templo de Salomão, em 27 de setembro, com transmissão simultânea para todo o Brasil e pelo Univer Vídeo.
Além do conjunto de experiências, a bíblia é nossa fonte, nossa essência e, geralmente, quando novas crenças surgem, nós a reescrevemos. E isso inclui crenças erradas sobre amizades, relacionamentos e até sobre as próprias capacidades e limitações, que podem virar uma bola de neve de problemas.
Mesmo conhecendo a Palavra de Deus e sendo batizada com o Espírito Santo, nenhuma mulher está imune de adotar crenças equivocadas e incluir capítulos e versículos em sua bíblia pessoal. “Às vezes, um comentário de alguém foi o suficiente para entrar na sua bíblia, e você tem aí uma bíblia cheia de crenças erradas e tem tomado decisões importantes na sua vida baseadas nessas crenças erradas, então você sofre. Porque você é aquilo que você crê”, acrescentou.
Muitas mentiras, uma única verdade
Quantas crenças pessoais e mentirosas compõem a sua bíblia pessoal? Em quantas mentiras você vem baseando sua vida? Seja qual for o tamanho dessa bíblia particular, o cerne da questão é que não temos autoridade para compor uma bíblia. O Único com essa autoridade é Deus e Ele já escreveu uma Bíblia que supre as necessidades de toda a Humanidade.
Devemos estar atentas para não adotar crenças erradas que ditam um rumo distorcido à nossa vida, pois a nossa vida é fruto da bíblia que seguimos. Todas as vezes que Deus apontar que alguma crença e conclusão errada está sendo escrita, devemos apagá-la imediatamente, porque, se ela for escrita, ela será seguida e o sofrimento é a única certeza que acompanha crenças errôneas.
Somos aquilo que pensamos, por isso precisamos seguir apenas a Bíblia Sagrada. Essa é a única forma de basear as ações e reações na crença correta. “A Palavra de Deus não é mentirosa. Ela é a Verdade, a única Verdade. E quando eu troco a minha bíblia, as minhas crenças, por ela, eu começo a ver resultados”, disse Cristiane.
Reconheça suas crenças
Apague a sua bíblia pessoal: isso significa esvaziar-se de si mesma, se libertar das mentiras e seguir a única Bíblia que vale a pena ser seguida, escrita pelo Autor da Vida.
E essa postura não se resume a apenas ter uma Bíblia Sagrada, mas, sim, adquirir a sabedoria que há nela (Provérbios 4:7-13), e isso requer esforço da nossa parte. “Eu não posso ter uma bíblia, eu não posso ter crenças minhas. Eu tenho que crer na Palavra de Deus, eu tenho que me basear na única Verdade, que é a que vem de Deus”, reforçou Cristiane. Quando conhecemos a Verdade, ela nos liberta das mentiras que colecionamos na vida e, assim, passamos a viver como Deus perfeitamente idealizou, lá no Éden.
Saiba mais
Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Confira também os seus conteúdos no perfil @folhauniversal no Instagram.
Folha Universal, informações para a vida!
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo