Stop Depression Day

Mobilização nacional oferece acolhimento e transmite mensagens de esperança. Confira como foi

Imagem de capa - Stop Depression Day

No último sábado (13/9), nas proximidades do Parque Ibirapuera, em São Paulo, um dos principais pontos turísticos da América Latina, aconteceu o Stop Depression Day. O movimento foi uma realização do programa social Depressão Tem Cura (DTC), que ofereceu apoio emocional e conscientização sobre o cuidado com a saúde mental.

A iniciativa integra a campanha do Setembro Amarelo, dedicada à conscientização, prevenção e combate ao suicídio frequentemente associado a transtornos emocionais e psicológicos.

Transmitindo vida e recomeço

A ação reuniu 250 voluntários, somando-se a milhares de outros participantes espalhados por todo o território brasileiro. Com o propósito de semear esperança e incentivar a superação, a mobilização nacional promoveu a distribuição de materiais informativos e ofereceu atendimentos gratuitos de escuta ativa, fortalecendo o acolhimento a quem mais precisa.

Ao mesmo tempo, voluntários estenderam faixas com mensagens de esperança e informações de contato para apoio emocional nos principais faróis da região. Desse modo, a ação impactou diretamente cerca de 5 mil veículos, levando ajuda a milhares de pessoas em trânsito.

Ainda sobre o propósito da inciativa, o responsável nacional pelo DTC afirma: “O objetivo é mostrar para cada pessoa que a depressão tem cura e que existe um caminho de esperança. Esses eventos são uma oportunidade de ocupar os espaços públicos com uma mensagem positiva e, principalmente, salvar vidas”.

Cuidado que merece atenção

A depressão é um transtorno recorrente que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que mais de 300 milhões de indivíduos convivam com a doença e com o impacto emocional que ela provoca.

Nos casos mais graves, a depressão pode levar à ideação suicida e à prática do suicídio. Ainda segundo a OMS, aproximadamente 800 mil pessoas tiram a própria vida todos os anos.

Existe saída?

Do ponto de vista científico, a depressão é um quadro crônico, sem cura definitiva. Por isso, grande parte dos pacientes busca formas de lidar com a dor e aliviar o vazio que acompanha a doença.

O programa Depressão Tem Cura, no entanto, acredita na possibilidade de uma vida totalmente recuperada – afinal, são milhares de pessoas que superaram a doença por meio do apoio oferecido pelo projeto. Hoje, esses voluntários compartilham suas trajetórias para inspirar outros que também desejam vencer e alcançar a cura para a depressão.

Stop Depression Day

Vida a Cores

Em virtude de reforçar o combate às doenças da alma, no dia 21 de setembro (domingo), às 9h30, será realizada mais uma edição do evento Vida a Cores, no Templo de Salomão e em todos os templos da Universal.

Um convite especial

Durante a programação do Entrelinhas no dia 14 de setembro, os bispos Renato Cardoso e Adilson Silva convidaram aqueles que sofrem com dores emocionais para participar do evento Vida a Cores e reencontrar a paz. Confira:

A vida dela deixou de ser cinza

Daniela Donghi enfrentou a depressão desde a primeira infância, causada pelo bullying e a discriminação. Por anos, viveu sob o peso de uma dor que tingia sua vida de tons cinzentos. No entanto, ao participar do evento Vida a Cores, Daniela encontrou uma nova perspectiva. Sua história é um testemunho de superação. Confira:

Precisa de ajuda?

Você pode entrar em contato com um de nossos Agentes do Bem e receber orientação.

Para atendimentos imediatos, contate o telefone (11) 3573-3535 ou envie uma mensagem para o WhatsApp (11) 3573-3662. Ainda, você pode conhecer mais do programa acessando o site depressaotemcura.com ou seguindo-o nas redes sociais (@a.depressaotemcura).

(*) Com informações da UNIcom – Departamento de Comunicação Social e Relações Institucionais da Universal

imagem do author
Colaborador

Yasmin Lindo (*) / Fotos: Cedidas