Sono e disciplina: uma combinação que dá certo

A desordem cobra caro, mas a disciplina no cotidiano garante noites de sono reparadoras

Imagem de capa - Sono e disciplina: uma combinação que dá certo

Quem nunca passou o dia sonolento e ansiando pelo momento de se jogar na cama ou, durante a noite, ficou lutando contra o sono para realizar alguma atividade inadiável? Seja como for, dormir é fundamental, porém, o mero ato de se deitar e fechar os olhos, às vezes, parece não ser suficiente.

A Academia Brasileira do Sono (ABS) recomenda que bebês de até 11 meses durmam entre 12 e 15 horas por dia. Para crianças de 1 a 2 anos, o ideal é de 11 a 14 horas diárias. Já as crianças em idade pré-escolar, de 3 a 5 anos, precisam de 10 a 13 horas de sono. Os adolescentes, até os 17 anos, devem dormir de 8 a 10 horas, enquanto os adultos, dos 18 aos 64 anos, necessitam de 7 a 9 horas. Por fim, para os idosos, acima de 65 anos, o ideal é um período de 7 a 8 horas de sono por noite.

O que é o sono?

“O sono não é um tempo de descanso, mas um momento das 24 horas que nosso organismo realiza funções diferentes e que não são realizadas no período da vigília”, explica Andrea Toscanini, médica especialista em sono.

Ela explica que o sono é composto por duas fases principais. A primeira é o sono REM (Rapid Eye Movement ou Movimento Rápido dos Olhos), também conhecido como sono paradoxal, caracterizado pela imobilidade do corpo, pela intensa atividade cerebral e também pelos sonhos. Já a segunda é o sono NREM (Non-Rapid Eye Movement ou Sono Sem Movimento Rápido dos Olhos), dividido em três estágios: no N1, o sono é leve; no N2, as ondas cerebrais tornam-se mais lentas; e no N3, ocorre o sono profundo.

Segredo para uma boa noite de sono

Tudo começa enquanto estamos acordados. A disciplina diária é o que garante uma boa noite de sono e todos os benefícios que ela proporciona. Não se trata apenas dos hábitos que temos antes de apagar as luzes e dormir, mas de práticas que começam desde o momento em que despertamos.

Disciplina é fazer algo repetidamente, independentemente de ter vontade ou não e reflete a prática da fé inteligente. Como o Bispo Renato esclareceu no programa Inteligência e Fé: “Assim como a desordem e a rebelião estão relacionadas com o diabo, a disciplina está relacionada com Deus. E é curioso que, mesmo promovendo o caos, o diabo sabe que para obter sucesso precisa ser disciplinado. Então, quando você entende isso, você começa a trabalhar para se tornar uma pessoa disciplinada. Ou seja, identificar as práticas que fazem bem a você e incorporá-las como hábitos diários, semanais ou mensais, irá mudar a sua vida”.

Já tentou ler a Bíblia ou orar com sono? Apesar do esforço, pouco se aproveita. Por isso, a disciplina é vital para garantir paz, um sono de qualidade e, como lemos em Salmos 4:8, trazer benefícios ao corpo, à mente e ao espírito.

Saiba mais

Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Confira também os seus conteúdos no perfil @folhauniversal no Instagram.

Folha Universal, informações para a vida!

imagem do author
Colaborador

Laís Klaiber / Arte: Edi Edson