Como pedir aumento e ser atendido?
Veja quais passos seguir para ter sucesso nessa iniciativa que muitos temem
Pedir aumento salarial mexe com a insegurança de algumas pessoas a ponto de elas nem tentarem fazer a solicitação. Elas têm receio da reação da chefia ao receber esse pleito e boa parte delas nem imagina como agir nessa situação. Como argumentar sem ser inoportuno e o que pode ser colocado na balança para mostrar que o aumento é justo são algumas dúvidas que passam pela cabeça de quem pensa em pedir um aumento.
Indicadores
Para Bruno Petcov, gerente de recursos humanos da Croma Consultoria de Recursos Humanos, existe o momento certo para fazer a solicitação: “É quando você percebe que o seu trabalho está de fato agregando um valor que a empresa não conseguiria sem a sua atuação. Esse indicador é uma grande base de demonstração de resultado. É muito interessante que você tenha o controle e o registro de seu desempenho, de como seu trabalho está, já que está se munindo deles em conjunto com o timing certo”.
Excelência
Outra dúvida comum é se o profissional pode pedir aumento por cumprir as tarefas que o cargo exige. Petcov explica que o profissional pode se destacar por sua atitude ao entregar o trabalho que foi combinado: “As empresas veem a questão da proatividade. Por isso, a questão não é nem fazer mais do que o cargo pede, mas fazer de um jeito diferente que salve tempo, que gere um resultado mais acurado e mostre excelência”.
Panorama geral
Petcov afirma que o panorama econômico em que a empresa está também deve ser considerado. “Isso é importante para ter a sensibilidade de quando, como e quanto você pode almejar. Se você está vendo que a empresa está com o caixa apertado, o fluxo não está tão redondo, tenha o bom senso de não pedir nesse momento”, sugere.
Seja propositivo
A abordagem sobre o aumento deve ser propositiva e não impositiva. “Se você é um analista, por exemplo, fale primeiro com o seu coordenador. Não vá direto ao gerente. O approach (enfoque) deve ser o seguinte: ‘Estou trabalhando há tanto tempo nesse cargo e queria marcar uma reunião de feedback’. Na reunião, mostre os indicadores: ‘Com a minha performance, a empresa evoluiu bem, acho viável uma promoção ou um aumento salarial’. Pergunte se faz sentido para a chefia e se é possível levar isso para a gerência”, diz.
Força de trabalho
Ele não recomenda citar problemas que não sejam vinculados ao trabalho para tentar justificar um aumento. “Não se deve usar razões pessoais para pedir aumento porque o que vendemos é a nossa força de trabalho. Acredito que questões pessoais não entrem no ambiente corporativo em nenhum instante, portanto, nessa hora também não devem entrar”.
Tempo de resposta
Petcov avalia que há um limite de tempo para aguardar a resposta. “Depende da política de cada empresa, mas, levando em consideração as alterações burocráticas, principalmente na parte de departamento de recursos humanos, que demandam um pouquinho mais de tempo com a formalização, não pode levar mais de um mês, senão consideramos que é enrolação por parte da gestão”, diz.
De acordo com a atuação
Antes de fazer sua proposição, Petcov sugere preparação: “Esteja confiante de que você faz um bom trabalho e de que a sua solicitação se justifica com base na sua atuação versus o que a empresa espera de você. É importante que o trabalhador tenha noção do valor da sua força de trabalho e sinta a estrutura da empresa, o mercado e faça essa avaliação para que tenha uma promoção que esteja de acordo com a sua atuação”, analisa.
Feedback
Para não esperar demais uma resposta, ele sugere seguir alguns passos: “Mande um e-mail para o seu gestor direto solicitando o
feedback. Se não tiver retorno, o meu conselho é recorrer ao chefe do seu gestor, com cópia para o gestor de todos os e-mails em que você solicitou essa conversa, buscando respostas para a sua proposição. Por mais que a situação pareça desagradável, é tudo questão de saber se colocar para conseguir bons resultados”, conclui.
Prepare-se
Aprenda a se preparar para tomar decisões no tempo certo. Participe das reuniões Prosperidade com Deus que ocorrem às segundas-feiras na Universal.
Saiba mais
Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Confira também os seus conteúdos no perfil @folhauniversal no Instagram.
Folha Universal, informações para a vida!
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo