Sorriso Saúde e Capelania Hospitalar do GSU acolhem pacientes com fé e carinho em Guarulhos (SP)

Ação aconteceu no Hospital e Maternidade NotreDame Intermédica. Saiba como foi

Imagem de capa - Sorriso Saúde e Capelania Hospitalar do GSU acolhem pacientes com fé e carinho em Guarulhos (SP)

Recentemente, voluntários do projeto Sorriso Saúde e da Capelania Hospitalar do Grupo da Saúde Universal (GSU) promoveram uma importante ação no Hospital e Maternidade Guarulhos – NotreDame Intermédica, no Jardim Santa Edwirges, região central da cidade.

O objetivo desse dia:

Foi levar esperança de uma forma mais descontraída aos pacientes que, na sua maioria, estão ali há muito tempo e, consequentemente, também aos familiares que acompanham diariamente o seu ente querido. Além disso, a ação visou alcançar os profissionais da saúde, que têm uma rotina puxada e exaustiva.

Como foi:

  • O momento proporcionou a alegria do Alto aos que estiveram presentes na unidade hospitalar.
  • Na ocasião, eles explicaram a importância de crer, pois, quando a pessoa acredita na promessa de que Deus já levou nossas dores e enfermidades, essa promessa se cumpre em sua vida.
  • Ademais, na oportunidade, os voluntários fizeram questão de lembrar que Deus não se esqueceu de ninguém e que, acima de tudo, nenhuma situação — por mais difícil que pareça — é impossível para Ele.

Mais detalhes:

  • A ação durou cerca de três horas;
  • Nesse ínterim, seis voluntários estiveram presentes;
  • Em suma, a iniciativa alcançou 89 pessoas;
  • Vale ressaltar que a parceria entre o GSU e o Hospital Notredame de Guarulhos já dura três anos;

Conheça o projeto Sorriso Saúde:

O projeto Sorriso Saúde leva alegria de uma forma mais dinâmica fazendo os familiares participarem das atividades que são realizadas. Tanto os familiares como os pacientes não conseguem conter o sorriso; a diversão que é passada ali através de uma música ou de uma brincadeira, deixando – nem que seja por um momento – de pensar na dor e nas dificuldades.

Após o Sorriso Saúde passar alegria e alguns momentos de descontração, a Capelania Hospitalar entra com uma palavra de fé e a oração tanto para os pacientes quanto para os familiares. Independentemente do credo religioso, a maioria das pessoas aceita.

A importância da iniciativa:

Pastor Lucas Lima, responsável pelo GSU em Guarulhos, disse que é muito importante fazer esse trabalho do GSU nos hospitais, porque é possível ter uma visão muito ampla de como se encontram as pessoas e, sobretudo, como elas encaram os problemas.

  • “Ali vemos de tudo, pessoas que chegaram naquele momento e pessoas que estão ali há muito tempo; pessoas que têm esperança e que já estão entregues à situação delas. Então, quando chegamos com o Sorriso Saúde e a Capelania Hospitalar conseguimos ver como cada uma reage.”
  • “Aquele que não vê mais esperança, ou se sente abandonado, quando recebe a alegria e a palavra de fé vemos que algo dentro dele está acontecendo. Deus começa a trabalhar dentro daquela pessoa simplesmente pelo fato de ela ter recebido a Sua Palavra.”
  • “É importante frisar que nós não ficamos indiferentes com a situação de enfermidade da pessoa. Ensinamos a fé de forma inteligente. Deus nos deixou os médicos porque Ele sabia que precisaríamos deles, mas também, acima de tudo, nos deixou a Sua Palavra para que possamos depender dela”, finalizou o Pastor.

Depoimento de quem esteve presente:

Cinthia Mika Kikuchi, que dá vida ao personagem Dra. Sushi no projeto Sorriso Saúde, foi uma das voluntárias presentes. Na oportunidade, ela fez questão de compartilhar sobre o momento:

  • “É muito gratificante fazer parte desse projeto do GSU. O foco é o paciente, seus familiares e os colaboradores. É perceptível a aceitação do projeto Sorriso Saúde, mesmo em momentos tão delicados de dor, por meio de brincadeiras, músicas, mágica ou um simples sorriso.”
  • “Quando nos colocamos no lugar do outro, percebemos necessidades que podem ser supridas com pequenos gestos, os quais fazem a diferença no dia daquela pessoa que recebeu a visita. Quebramos a intensa rotina do hospital, sempre respeitando a individualidade de cada ser humano e as normas institucionais de biossegurança.”
  • “Momentos em que a esperança ressurge são inestimáveis, pois desencadeiam a promoção do bem-estar e impactam positivamente a vida das pessoas”, finalizou ela.
Leia também:

Palestra conscientiza sobre tumores de cabeça e pescoço

Anote:

Portanto, para saber mais sobre as ações que a Universal promove no País e em todo o mundo, clique aqui.

Seja um voluntário. Dessa forma, procure uma igreja mais próxima e converse com o pastor.

Seja um patrocinador:

A saber, você também pode ajudar esse trabalho fazendo uma doação por meio de Pix. Logo em seguida, a Universal destinará sua contribuição às obras sociais realizadas em todo o país.

Clique aqui e você será direcionado (a) para a página de doação.

imagem do author
Colaborador

Débora Picelli / Fotos: Cedidas pelo GSU de Guarulhos